Publicado em 15/11/2025 às 08:45, Atualizado em 15/11/2025 às 12:56
Na madrugada deste sábado (15), após acompanhamento tático e disparos de balas de borracha, um motociclista, de 25 anos, que estava embriagado e sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), foi preso pela Polícia Militar em Nova Andradina.
Conforme os dados do boletim de ocorrência, durante patrulhamento pela Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, nas proximidades da Rua Joaquim Sampaio Neto, a equipe policial visualizou um motociclista trafegando pela contramão de direção.
Ao ser iniciada a tentativa de abordagem, nas imediações do semáforo localizado no cruzamento da Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade com a Avenida Alcides Meneses de Faria, o condutor da moto, acompanhado de um garupa, furou o sinal vermelho e realizou brusca conversão, desobedecendo ordem legal de parada.
Diante da situação, a guarnição deu início ao acompanhamento tático, utilizando sinais sonoros e luminosos, sendo que, o percurso estendeu-se por aproximadamente 13 quadras.
Segundo os dados oficiais, durante a fuga, o condutor praticou reiteradas manobras perigosas, como mudanças repentinas de direção, zigue-zague entre veículos e cruzamento de vias preferenciais sem qualquer cautela, colocando em risco não apenas sua própria integridade, mas também a de terceiros e da guarnição.
Considerando a persistência do autor em conduzir o veículo de forma altamente perigosa e após diversas tentativas infrutíferas de abordagem, tornou-se necessário efetuar dois disparos de elastômero, com espingarda calibre 12, com o objetivo de cessar a direção perigosa e resguardar a segurança pública.
No cruzamento da Avenida Alcides Menezes de Farias com a Rua André Loyer, o condutor perdeu o controle da motocicleta, colidiu contra um alambrado e caiu ao solo, sendo detido pelos policiais e conduzido à Delegacia de Polícia Civil.
Já nas dependências da unidade policial, percebeu-se que o indivíduo não possuía a CNH e exalava intenso odor etílico. Questionado, ele confirmou ter ingerido bebida alcoólica.
Foi-lhe ofertada a realização do teste de alcoolemia, o qual foi prontamente aceito. O exame, realizado em etilômetro resultou no valor de 0,53 mg/L, índice acima do limite legal e suficiente para configurar crime de trânsito por embriaguez ao volante, nos termos da legislação vigente.
Foi lavrado o registro e o autor apresentado ao agente de plantão, sem lesões corporais visíveis, permanecendo à disposição da autoridade policial competente para adoção das medidas cabíveis, bem como, foram adotadas todas as medidas administrativas de trânsito.
Com relação ao garupa, ele foi encaminhado ao Hospital Regional, apresentando hematomas no ombro, em razão dos disparos de elastômero efetuados para conter a fuga.
A motocicleta foi removida para o pátio da unidade do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), com diversas avarias.
O caso foi registrado pelas autoridades como desobediência, dirigir sem CNH e conduzir veículo automotor em situação de embriaguez.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.