Publicado em 16/04/2025 às 16:21, Atualizado em 16/04/2025 às 20:32
Uma cadela da raça Rottweiler, com aproximadamente três meses de idade, foi resgatada em situação de maus-tratos em uma residência de Nova Andradina. A ação foi realizada após denúncia recebida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com apoio do 3º Grupamento da Polícia Militar Ambiental (GPMA) de Batayporã, na semana passada. O caso foi divulgado nesta quarta-feira (16).
De acordo com o laudo clínico emitido por uma médica veterinária, o animal estava abandonado há cerca de quatro dias, sem acesso a alimentação adequada. A água encontrada no local era imprópria para consumo, e o ambiente apresentava condições precárias de higiene. A cadela também estava infestada por carrapatos e apresentava sinais de desnutrição e desidratação.
No momento da inspeção, não havia ninguém no imóvel. Diante da gravidade do caso, a cadela foi resgatada imediatamente e encaminhada ao CCZ para receber os cuidados veterinários necessários.
Com base na Lei nº 5.673/2021, que dispõe sobre abusos e maus-tratos a animais em Mato Grosso do Sul, o responsável foi autuado administrativamente com multa no valor de 20 UFERMS, o equivalente a R$ 1.049,20.
A Polícia Militar Ambiental destaca que maus-tratos a animais é crime e orienta a população a denunciar casos semelhantes às autoridades competentes.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.