Publicado em 28/09/2023 às 08:53, Atualizado em 28/09/2023 às 13:02

Caso Marta Gouveia: Filho acusado de matar a mãe começa a ser julgado em Nova Andradina

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Início da sessão do Tribunal do Júri - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Teve início na manhã desta quinta-feira (28), nas dependências do Tribunal do Júri do Fórum da Comarca de Nova Andradina, o julgamento de Matheus Gabriel Gonçalves dos Santos, acusado de matar a própria mãe, Marta Gouveia, crime ocorrido em janeiro de 2022.

O réu, que atualmente se encontra preso na Penitenciária Estadual de Dourados (PED), participa do julgamento de forma presencial. Ele foi escoltado até o Fórum de Nova Andradina pela Polícia Penal.

Por conta de repercussão social que o caso gerou em toda a região, foi requisitado reforço policial para a sessão de julgamento.

Cb image default
Movimentação nas dependências do Fórum de Nova Andradina - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

A juíza Cristiane Aparecida Biberg de Oliveira havia dito ao Nova News que essa presença da polícia nas dependências do Fórum seria uma ação preventiva, uma vez que ela acredita que os trabalhos se desenvolvam com segurança e tranquilidade, a exemplo dos demais julgamentos que já ocorreram na Comarca.

O Nova News acompanha os trabalhos do Poder Judiciário podendo trazer novas atualizações a qualquer momento e, ao final da sessão, publicará uma matéria sobre o resultado do julgamento.

Cb image default
O réu, Matheus Gabriel Gonçalves dos Santos - Imagem: Arquivo / Redes Sociais

O caso Marta Gouveia

Conforme noticiado anteriormente pelo Nova News, que acompanha o caso desde o início, o corpo de Marta Gouveia dos Santos, de 37 anos, que saiu de casa para andar de bicicleta, foi encontrado no dia 23/01/2022, em Nova Andradina, com sinais de violência.

Familiares relataram que geralmente ela saía umas 06h para pedalar e que após o percurso, passava na residência de um casal de amigos para tomar café e chegava de volta em casa, no máximo, às 09h, mas daquela vez, ela nem passou nos amigos e nem voltou para casa.

Forças policiais foram acionadas, bem como familiares e amigos fizeram buscas em possíveis trajetos por onde ela poderia ter passado, o que resultou na localização do corpo de Marta, que estava na vegetação às margens do anel viário, nas proximidades da ponte sobre o Córrego Umbará.

Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e da Polícia Científica foram acionadas para a realização dos devidos procedimentos.

Em 05/03/2022, a Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul concluiu o inquérito que investigava a morte da vítima, sendo que, os trabalhos apontaram Matheus Gabriel Gonçalves dos Santos, o filho de Marta, como sendo o autor do crime.

Cb image default
Corpo de Marta foi encontrado à margem do anel viário de Nova Andradina em 23/01/2022 - Imagens: Nova News / Redes Sociais

Segundo nota encaminhada à redação naquela época, após diversas técnicas de investigação e de inteligência, o procedimento criminal apresentou indícios suficientes de autoria e prova da materialidade da prática do crime de feminicídio.

Em fevereiro deste ano, Carlos Roberto dos Santos, viúvo de Marta Gouveia, falou exclusividade ao Nova News e afirmou esperar que a justiça fosse feita. Naquela ocasião, a data para a realização do júri ainda não havia sido designada.

Nas últimas semanas, foi divulgado pelo Cartório do Fórum o agendamento do julgamento de Matheus, que, como já informado, ocorre nesta quinta-feira (28), em Nova Andradina. 

Leia também:

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.