Publicado em 28/12/2022 às 08:40, Atualizado em 28/12/2022 às 12:53
Segundo publicação do site Ponta Porã News, a Corregedoria da Policia Militar de Mato Grosso do Sul investigou uma denúncia contra o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar de Nova Andradina, tenente-coronel José Roberto de Souza, e apontou prática criminosa.
Conforme a matéria, a denúncia feita por uma testemunha que trabalhava no setor administrativo do batalhão, informou a Corregedoria que o tenente-coronel José Roberto de Souza determinou que falsificasse documentos para cancelar multas aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em uma viatura policial descaracterizada utilizada pelo comandante em atividades particulares.
A reportagem do Ponta Porã News chegou a apurar em documentos que até o subcomandante da época, Major Nelson Vieira Tolotti havia sido transferido do 8º Batalhão por influência do tenente-coronel José Roberto de Souza por ter se recusado inserir informações falsas em documentos noticiando que nos dias e horários das multas a viatura estava sendo utilizada em missão oficial da "Operação Hórus".
Ainda conforme a publicação, a Corregedoria localizou aproximadamente 15 multas por excesso de velocidade em rodovias federais, sendo que, de acordo com testemunha, as infrações teriam sido praticadas pelo tenente-coronel em missões particulares.
O encarregado do inquérito relatou que não localizou documentações que justificassem o empenho da viatura policial em todas as vezes que o veículo foi flagrado em alta velocidade.
No relatório do inquérito policial consta ainda que vários militares de Nova Andradina foram transferidos por determinação do comandante após denúncias.
Concluídas as investigações pelo corregedor-geral, coronel Airton Leonel Praieiro, o comandante do 8º Batalhão poderá responder pelos crimes no Ministério Público Militar e também a procedimento administrativo disciplinar, que poderá resultar mesmo em seu afastamento.
De forma simultânea à publicação desta matéria, o Nova News encaminhou mensagem à assessoria de comunicação do 8º Batalhão oferecendo espaço caso a Polícia Militar de Nova Andradina e o próprio comandante queiram se pronunciar. (*As informações são do site Ponta Porã News).