Nesta terça-feira (25), a Polícia Civil, representada pela Delegacia de Nova Andradina e Perícia Criminal, com apoio da concessionária Energisa, deflagrou uma operação para combater furtos de energia elétrica e fraudes na medição de energia em imóveis e estabelecimentos comerciais na cidade.
A ação contou com duas equipes policiais, duas equipes da perícia técnica e 13 equipes da concessionária, que realizaram mapeamento e vistorias em 41 imóveis no município.
Após diligências subsidiadas com dados da Energisa, foram constatadas divergências nas informações sobre o consumo de energia em alguns locais. Por essa razão, as equipes policiais, de perícia e de técnicos da Energisa realizaram fiscalizações e confirmaram essas ocorrências. Ao final, cinco pessoas foram conduzidas à 1ª Delegacia de Polícia para esclarecimento dos fatos.
A Polícia Civil esclarece que o desvio, popularmente conhecido como “gato de energia elétrica”, pode configurar os crimes de furto ou estelionato, previstos, respectivamente, nos artigos 155, §3º, e 171 do Código Penal brasileiro. Além disso, pode causar acidentes fatais devido às ligações clandestinas, que podem provocar incêndios e explosões, sendo a segunda maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica.
Outro fator relevante é que grande parte do prejuízo com as fraudes é repassada aos demais consumidores, que acabam arcando com parte do custo decorrente dessas ligações clandestinas. As fraudes sobrecarregam a rede elétrica e podem comprometer a qualidade do serviço prestado, tornando o sistema mais suscetível a interrupções e oscilações de energia.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estima que as fraudes no Brasil são expressivas, representando mais de 31,5 mil gigawatts, quantidade suficiente para abastecer imóveis em grande parte do Estado de Mato Grosso do Sul.
As investigações prosseguem para a identificação de outros possíveis pontos de irregularidade em Nova Andradina. Denúncias podem ser feitas pelo número 0800 722 7272.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.