Buscar

Equipe da PMA de Batayporã realiza diversas ações durante operação na região

Imagens: Divulgação / PMA

A Polícia Militar Ambiental (PMA), com sede em Batayporã, que possui área de abrangência nos municípios Anaurilândia, Batayporã, Nova Andradina, Taquarussu, Ivinhema, Angélica e Novo Horizonte do Sul, no período de 13 a 17 de julho de 2023, durante operação “Hórus PEVRI”, deflagrada na região, no dia 14, ao atenderem denúncia de atividade carvoeira irregular no município de Anaurilândia, se deslocaram ao Assentamento Santa Ana, onde localizaram carvoaria com os licenciamentos em dia porém, não possuía o documento de origem florestal exigido para o armazenamento e transporte da lenha que passou pelo processo de carvoejamento.

Diante da irregularidade, o proprietário, de 55 anos, foi autuado administrativamente no valor de R$ 8.447,57 e 192 sacos de carvão vegetal apreendidos e a ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia de Anaurilândia, para providencias de competência daquele órgão.

Em continuidade a operação, durante patrulhamento em área rural ao realizar bloqueios na estrada municipal AG005, acesso que liga o município de Angélica ao Distrito de Ipezal, dois homens, um de 30 e outro de 27 anos, no dia 15, foram presos em flagrante por porte ilegal de arma, e autuados administrativamente por manejo irregular de javali.

Os autuados foram flagrados realizando o manejo de exótica invasora (Javali), utilizando-se de armas de fogo as quais não possuíam as documentações específicas para a atividade, e autuados administrativamente no valor de R$ 3.000.00, e apresentado na delegacia de Polícia Civil no município de Angélica-MS, onde foram autuados em flagrante. (imagens 3 e 4)

Continuado a operação, em efetiva fiscalização ambiental por patrulhamento fluvial, no dia 16 de julho, foram apreendidos 5 mil metros de rede de emalhar, instrumento de grande poder de destruição.

Foram retiradas da Lagoa dos Patos, localizada no interior da unidade de conservação ambiental, o Parque Estadual as Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI), porém, os autores não foram localizados.

Segundo a PMA, vale destacar ainda que a equipe, no dia 15 de julho pela manhã, em atividade de Educação Ambiental, esteve no Assentamento Estrela do Sul, no município de Angélica, em reunião da Associação dos Moradores, realizando palestra sobre “Função da área de preservação permanente e reserva legal em propriedade rural”.

A Polícia Militar Ambiental informa que embora encerrada a operação, continua com as fiscalizações, contando com o apoio da população do Vale do Ivinhema, ficando à disposição para palestras, orientações e atendimento de denúncias por meio do telefone (67) 3443-1095. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.