Publicado em 18/05/2025 às 21:07, Atualizado em 19/05/2025 às 03:16

Jaguatirica é encontrada morta por atropelamento na BR-376, próximo ao Rio Ivinhema

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Imagem:  WhatsApp Nova News

Uma onça da espécie jaguatirica (Leopardus pardalis) foi encontrada morta na noite de domingo (18) por um motorista que trafegava pela BR-376, entre Ivinhema e Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul. 

O animal foi avistado a cerca de 200 metros após a ponte do Rio Ivinhema, já no território de Nova Andradina.

Segundo o condutor, que retornava de viagem, o corpo da jaguatirica ainda estava quente, o que indica que o atropelamento teria ocorrido momentos antes. Ele informou ter comunicado o ocorrido à Polícia Militar Ambiental.

A jaguatirica é um felino de hábitos noturnos e solitários. Sua dieta é variada, incluindo roedores, peixes e até pequenos jacarés, caçando tanto em terra quanto na água.

Embora não esteja classificada como espécie em extinção, a jaguatirica é considerada ameaçada, devido à perda de habitat provocada pelo desmatamento, à caça ilegal — especialmente para o comércio de peles — e à diminuição de presas naturais, resultado da expansão agropecuária e da silvicultura.

Com informações do jornal *O Tempo

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.