Publicado em 31/08/2023 às 14:57, Atualizado em 31/08/2023 às 18:02

Média de veículos recuperados e mandados de prisão cumpridos neste mês de agosto dispara pelo DOF

DOF MS,
Cb image default
Imagem: Divulgação DOF MS

Ações do DOF (Departamento de Operações e Fronteira) no enfrentamento aos crimes violentos e contra o patrimônio, em Mato Grosso do Sul, têm feito com que os números de veículos recuperados dobrassem e as recapturas de foragidos da Justiça triplicassem neste mês de agosto, se comparados ao mesmo período do ano passado.

Em agosto deste ano, o DOF recuperou um veículo a cada dois dias. Já com relação aos cumprimentos de mandados de prisão, os números são ainda maiores que os de 2022. Uma pessoa recapturada a cada três dias.

Com mais estas apreensões do mês de agosto, o DOF já contabilizou 113 veículos recuperados em 2023 e supera todo o ano passado, quando foram recuperados pela unidade 95 veículos roubados ou furtados.

Já o número de foragidos da Justiça recapturados nestes últimos oito meses, é o dobro das recapturas realizadas em 2022. Este ano 48 pessoas que estavam com mandado de prisão em aberto foram presas por policiais do DOF.

De acordo com o diretor do DOF, Coronel PM Everson Antônio Rozeni, o aumento nas recapturas de foragidos, assim como a recuperação de veículos roubados ou furtados, estão ligadas diretamente a política adotada pela Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública) voltada ao enfrentamento direto a estes delitos em Mato Grosso do Sul.

“Os cumprimentos de mandados de prisão, assim como a recuperação de veículos, possuem um caráter preventivo e repressivo bastante eficiente, pois de modo direto retiram de circulação possíveis infratores e objetos usados nestas práticas criminosas. Essas ações também têm um efeito positivo frente à comunidade local, pois demonstram uma efetiva presença naquela localidade. Esta postura tem feito com que esses números cresçam e acompanhem os resultados positivos apresentados pela Sejusp na diminuição de diversos crimes em Mato Grosso do Sul”, enfatizou o diretor do DOF, ressaltando ainda, que as demais ações de combate a outros crimes transfronteiriços não são prejudicados.

Além disso, o Departamento já desencadeou este ano, cinco fases da Operação DOF em Ação, voltadas exclusivamente para o enfrentamento aos crimes contra o patrimônio. Até o final do ano, outras três fases ainda serão executadas em cidades estratégicas em Mato Grosso do Sul.