Publicado em 23/01/2025 às 14:10, Atualizado em 23/01/2025 às 18:58
Moradores do bairro Horto Florestal, em Nova Andradina, estão em estado de alerta após uma série de denúncias de envenenamento de animais. Somente nesta semana, pelo menos dois cães foram vítimas dessa ação criminosa, gerando revolta e preocupação entre os residentes da região.
O mais recente caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira (23), na Rua Projetada A, quando uma cadela da raça pitbull foi envenenada dentro da própria residência.
De acordo com informações obtidas pelo Nova News, por volta de 01h30, a tutora da cadela percebeu que o animal estava espirrando e, em seguida, começou a se debater e convulsionar. Desesperada, ela conseguiu levar a cadela até um veterinário, mas o animal não resistiu e morreu logo após a chegada ao local, onde foi constatado o envenenamento.
A tutora, que preferiu não se identificar, revelou que essa não é a primeira vez que tal situação acontece na localidade. Ela está convencida de que os envenenamentos podem estar relacionados a tentativas de furtos, já que, segundo ela, a morte dos animais facilitaria a entrada de criminosos nas residências. "Não sei se estão matando os animais pra facilitar a entrada na residência para roubar. Mas estamos arrasados, é muito difícil passar por isso", desabafou.
Moradores do bairro estão cada vez mais temerosos, e a situação tem gerado grande indignação na localidade.
Vale destacar que maus-tratos contra animais é crime previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada em um terço até um sexto.
As famílias foram orientadas pela reportagem a comparecerem na Delegacia de Polícia para o registro de um boletim de ocorrência.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.