As mortes de pelo menos quatro cães, supostamente por envenenamento, estão revoltando moradores na região da Vila Operária, em Nova Andradina.
Os fatos, que ocorreram nesta sexta-feira (16), na Rua José Bernardes da Silveira, chegaram ao conhecimento do Nova News na tarde deste sábado (17).
Segundo os moradores, os animais começaram a passar mal com sintomas clássicos de envenenamento e morreram em poucas horas, sem que nada pudesse ser feito.
Os proprietários de dois dos animais disseram à reportagem que uma das cachorras mortas estava com a família há cerca de 15 anos e a outra há 10. Elas eram mãe e filha. “Estamos profundamente abalados com esse fato. Como tem gente capaz de fazer uma coisa dessas”, disse uma moradora.
Outras duas famílias vizinhas também tiveram, cada uma, um animal que morreu de forma semelhante na mesma data.
“Estamos atentos a isso e vamos tomar as devidas providências para que esses fatos sejam esclarecidos o quanto antes”, afirmou outro morador.
Vale destacar que maus-tratos contra animais é crime previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada em um terço até um sexto.
As famílias foram orientadas pela reportagem a comparecerem na Delegacia de Polícia para o registro de um boletim de ocorrência. De forma simultânea à publicação desta matéria, o Nova News encaminhou o caso para conhecimento da Polícia Militar Ambiental (PMA).
Aviso
A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.