Publicado em 09/09/2025 às 08:24, Atualizado em 10/09/2025 às 02:55
Na noite desta segunda-feira (08), vários cães em situação de abandono foram resgatados de uma residência localizada na Rua Filomeno Carvalho, no Bairro Portal do Parque, em Nova Andradina.
Conforme apurado pelo Nova News, membros do grupo de protetoras de animais “Mãos que Acolhem” receberam denúncia de que no endereço havia vários animais abandonados, sem água e sem alimento, em situação de sofrimento.
Com apoio de equipes do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) e da Polícia Militar, foi constatada a veracidade da denúncia, sendo que, como não havia ninguém na casa, foi necessário arrombar o portão do imóvel para que os caninos fossem salvos.
No local havia um cão de porte grande; uma cadela de porte grande, com febre e desidratação, amamentando filhotes; dois filhotes pequenos; e uma cadela de porte médio já sem vida, sendo apurado que ela estava prenha.
Após receberem os primeiros atendimentos ainda no local, os animais sobreviventes, que estavam bastante debilitados, foram resgatados. O macho e os filhotes foram encaminhados ao CCZ. Com relação à cadela, ela foi levada para uma clínica veterinária.
O caso foi registrado junto à Polícia Civil para as devidas apurações e para que os tutores sejam penalizados conforme prevê a legislação vigente.
Segundo uma das protetoras que esteve no local, Nilly Werlang, a denúncia foi fundamental para que os animais fossem resgatados, reforçando a importância de que as pessoas que tenham conhecimento de casos semelhantes não se omitam, mas tomem as devidas providências. Ela, inclusive, se coloca à disposição para receber denúncias pelo WhatsApp (44) 9 8403-3193.
Ainda na manhã desta terça-feira (09), o Nova News recebeu a atualização, por parte de uma das protetoras, de que a cadela que havia sido levada para a clínica veterinária não resistiu e morreu. (Matéria editada às 11h39 de 09/09/2025 para acréscimo de informações).
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.