Publicado em 13/12/2023 às 11:24, Atualizado em 13/12/2023 às 16:11
Na manhã desta quarta-feira (13), delegados da Polícia Civil de Nova Andradina concederam uma coletiva de imprensa para apresentar dados da "Operação Artus", que desarticulou parte de uma facção criminosa de âmbito nacional, com atuação na região do Vale do Ivinhema.
Estiveram presentes detalhando as ações, os delegados André Luiz Novelli, Caio Bicalho e Filipe Mendonça.
Segundo o delegado regional, André Luiz Novelli, a operação deflagrada nesta terça-feira (12), foi exitosa. "A investigação, do ponto de vista técnico e administrativo foi bastante proveitosa. A operação foi um sucesso, correspondeu nossas expectativas e nós atingimos nosso objetivo, que é prover segurança pública", afirmou.
Conforme noticiado, o grupo, devidamente estruturado, com divisão de tarefas e caráter permanente, utilizando de armas e adolescentes, é responsável pela prática de vários crimes, além do próprio crime de integrar a organização criminosa. As investigações tiveram início em maio de 2023, quando a Polícia Civil começou a identificar e monitorar os alvos.
Nesta terça-feira (12), policiais civis da regional de Nova Andradina, com apoio da Regional de Bataguassu, Dourados, Fátima do Sul, Navirai, Três Lagoas, além de equipes do GARRAS (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Bancos, Assaltos e Sequestros) e DEFRON (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira) iniciaram diligências para cumprimento das ordens judiciais.
A operação contou ainda com o apoio da aeronave Harpia 02, da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo da SEJUSP (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública).
Aproximadamente 120 policiais e 30 viaturas foram empenhadas no cumprimento das ordens judiciais nas cidades alvo da operação. Foram cumpridos mandados de prisão em Guaíra-PR, em Ponta Porã, no presídio de Campo Grande, no presídio de Três Lagoas e no presídio de Nova Andradina. Além disso, duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas.
Durante os cumprimentos de mandados de prisão, um dos investigados, líder de uma facção criminosa (Disciplina Geral de Nova Andradina) Osvaldin Procopio Barbosa, de 25 anos, entrou em confronto com os policiais e morreu. Com ele foi apreendido um revólver de calibre .38 raspado.
"Ele teria apontado a arma para a equipe, oportunidade em que a mesma teve que revidar para fim de resguardar a integridade física e corporal dos policiais. Ele foi devidamente socorrido, foi encaminhado ao hospital com sinais vitais ainda, entretanto, veio a óbito. Enquanto ele era socorrido, a irmã dele, que era um segundo alvo, chegou ao local, e um mandado de prisão em desfavor dela foi cumprido." afirmou o delegado Filipe Mendonça, que estava presente no local do confronto.
Ainda conforme o delegado que acompanhou o cumprimento, foram encontradas na residência, anotações que indicavam a estrutura da organização criminosa, além de maconha e cocaína.
"Era um lugar sensível e sabíamos do risco de acontecer isso, levando em consideração a posição hierárquica na organização criminosa e a periculosidade do alvo", afirmou Caio Bicalho.
O indivíduo possuía várias policiais por crimes diversos, dentre eles, dois homicídios tentados, três tráfico de drogas, roubo majorado pelo concurso de pessoas, roubo, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e dano qualificado.
Ao todo, durante a operação foram cumpridos 28 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão. Segundo informações policiais, 4 mandados de prisão ainda serão cumpridos.
"O objetivo agora é realmente concluir a nossa investigação e no menor espaço de tempo possível dar efetivo cumprimento aos mandados que ainda estão em aberto", afirmou o coordenador da operação, Caio Bicalho.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.