Publicado em 16/09/2022 às 15:01, Atualizado em 16/09/2022 às 19:03

Nova Andradina: PMA autua infrator em R$ 8 mil por provocar incêndio em toras restos de vegetação

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação / PMA

Depois da autuação, no dia 13, de um infrator por incêndio, em uma propriedade rural, localizada nas proximidades da rodovia MS-134, no município de Batayporã, a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Batayporã, que trabalha na operação Prolepse, de prevenção aos incêndios, autuou, nesta quinta-feira (15), desta vez, em uma fazenda localizada no município de Nova Andradina, mais um infrator pelo mesmo motivo.

A equipe localizou o uso ilegal do fogo na propriedade rural, localizada nas proximidades da rodovia MS-134, a 50 quilômetros de Nova Andradina.

O incêndio ocorreu recentemente em toras e restos de galhadas e arbustos, que estavam dispostos em diversos amontoados resultantes de uma limpeza de uma área de plantio, sendo que, consequentemente, não havia licença ambiental, tendo em vista que a queima controlada está proibida no Estado de Mato Grosso do Sul até 31 de dezembro de 2022, inclusive, com suspensão de autorizações concedidas anteriormente à portaria publicada no mês de junho.

Diante dos fatos, o infrator, residente em Nova Andradina, foi autuado administrativamente e multado em R$ 8 mil. Ele também poderá responder por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização ambiental, com pena de um a seis meses de detenção.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.