Publicado em 02/12/2024 às 09:11, Atualizado em 02/12/2024 às 13:14
Uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo (PC-SP) contra o roubo de caminhões realizou ações naquela unidade da federação e em mais dois estados, sendo eles, o Paraná e o Mato Grosso do Sul. Nas terras sul-mato-grossenses, os agentes visitaram Nova Andradina e Ivinhema.
Segundo a PC-SP, as ações policiais foram desencadeadas nas cidades de Americana (SP), Campinas (SP), Guarulhos (SP), Santos (SP) e São Paulo (SP). Além de Apucarana (PR), Arapongas (SP), Ivinhema (MS) e Nova Andradina (MS). Na ocasião, foram cumpridos dez mandados judiciais de busca e apreensão, quatro mandados de prisão temporária e um mandado de prisão preventiva.
As apurações estão centralizadas em Presidente Prudente (SP), onde a Polícia Civil investiga um grupo criminoso especializado em roubos de caminhões. Os bandidos mantinham as vítimas em cativeiro até que os veículos chegassem ao destino desejado pela quadrilha.
Segundo a Polícia Civil, o grupo realizava a falsa contratação de fretes anunciados em plataformas virtuais, atraindo os motoristas para locais desvigiados. Ao acreditarem que estavam se dirigindo ao local do carregamento, os condutores eram abordados e rendidos com armas de fogo, sendo então levados para cativeiros na região até que os veículos chegassem ao destino desejado pelos suspeitos, permanecendo sob constante ameaça.
Os caminhões roubados eram levados ao Paraguai ou até a fronteira, onde tinham as placas clonadas. Os veículos eram usados no tráfico de drogas e no contrabando de cigarros, que eram escoados para o Estado do Paraná.
Esta ação policial, realizada na quinta-feira (28), resultou na apreensão de diversos documentos, físicos e virtuais, que corroboram as suspeitas iniciais e comprovam o envolvimento dos presos nos crimes investigados. A corporação ainda completou que um dos alvos da investigação foi preso em flagrante pelo crime de receptação e posse de munição de arma de fogo.
Ainda conforme a Polícia Civil, os envolvidos estão sendo investigados pela prática dos crimes de associação criminosa armada e roubo majorado pelo concurso de pessoas, subtração de veículo automotor transportado a outro Estado, restrição da liberdade da vítima, e emprego de arma de fogo, e, ainda, cárcere privado. (*As informações são do G1 de Presidente Prudente).
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.