A Polícia Militar iniciou a Operação Fronteiras e Divisas Integradas I, com objetivo de combater os crimes de tráfico de armas, drogas, descaminho, roubo e furto de cargas, atividades de roubo a estabelecimento bancários e ações do “novo cangaço” nas regiões de fronteira e divisas entre os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Para isso, a Polícia Militar Ambiental (PMA) empenhou o efetivo de 10 subunidades - Batayporã, Dourados, Naviraí, Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, Bataguassu, Amambai, Mundo Novo, Aparecida do Taboado, Cassilândia e Três Lagoas - para realizar o policiamento ostensivo-preventivo fluvial e terrestre em pontos estratégicos a fim de coibir, além da prática de ilícitos transfronteiriços, os crimes e infrações ambientais na região.
No desenvolvimento da operação, uma equipe da PMA de Amambai abordou um veículo Ford Fiesta, em uma estrada vicinal entre as rodovias MS-156 e MS-379, com dois ocupantes. Dentro do carro foram localizados 410 pacotes de cigarros e 08 aparelhos celulares.
Segundo os suspeitos, a mercadoria, proveniente de Ponta Porã, seria entregue em Bataguassu. O veículo e material oriundo do contrabando e descaminho foram apreendidos e serão entregues à Receita Federal.
Já em Mundo Novo, durante o patrulhamento na BR-163, a PMA realizou uma vistoria em um sítio onde constatou 05 bombonas plásticas de 1.000 litros contendo óleos lubrificantes usados e 02 bombonas de 1.000 litros vazias.
O produto estava armazenado de forma irregular, expostos às intempéries climáticas e em contato direto com o solo. O proprietário, então, foi autuado em R$ 5 mil e responderá pelo crime ambiental cuja pena prevista é de reclusão de um a quatro anos.
Todo material foi apreendido e o responsável notificado a dar destinação correta e armazenamento adequado aos produtos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.