Durante fiscalização, Policiais Militares Ambientais constataram nesta segunda-feira (20), em uma propriedade rural, na região de Bataguassu, o desmatamento de matas ciliares (Área de Preservação Permanente - APP) do Rio Pardo, sem autorização ambiental.
O proprietário do rancho realizou o desmatamento de uma área de 0,2 hectares da área protegida de matas ciliares do rio, com uso de uma máquina, sem a devida licença ambiental. Ele possuía a Autorização Ambiental Eletrônica (AA-E), que é expedida pelo portal do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), que é retirada eletronicamente para atividades de baixo impacto e, para esses casos, a norma trata de abertura para acesso aos cursos d'água de até seis metros, apenas.
A máquina utilizada na degradação da área protegida foi apreendida e a atividade foi paralisada. O infrator (42), residente em Bataguassu, foi autuado administrativamente e multado em R$ 5.000,00. Ele também responderá por crime ambiental, com pena prevista de um a três anos de detenção. O autuado foi notificado a apresentar junto ao órgão ambiental estadual um Plano de Recuperação da área Degradada e Alterada (PRADA).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.