Publicado em 22/05/2025 às 13:36, Atualizado em 22/05/2025 às 18:43
Durante patrulhamento terrestre na noite de quarta-feira (21), uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) flagrou três indivíduos praticando manejo e controle de javalis de forma irregular em uma Área de Preservação Permanente (APP) às margens do Ribeirão São Bento, em uma propriedade rural, no município de Nova Andradina.
A ocorrência, aponta que os três homens estavam acampados na área de proteção ambiental e utilizavam armadilhas proibidas, conhecidas como "laço", sendo cinco delas encontradas montadas no local. Além disso, a atividade era realizada sem autorização do proprietário da fazenda e com documentação ambiental irregular.
De acordo com a PMA, os envolvidos chegaram à propriedade com um veículo Ford F-1000, de cor prata. Um dos autuados portava uma espingarda carabina calibre .357, modelo Taurus/Rossi, com 15 munições, cuja documentação estava regular, exceto pela ausência da guia de tráfego especial.
Em relação à prática de manejo de javalis, apenas o Certificado de Registro estava válido; o Cadastro Técnico Federal (CTF), necessário para tal atividade, encontrava-se vencido.
Diante das irregularidades, os autores foram encaminhados sem lesões corporais e sem o uso de algemas para a Primeira Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina, juntamente com a arma, o veículo e os demais materiais utilizados na prática proibida. Foi lavrado o Termo de Apreensão e adotadas as medidas administrativas cabíveis.
Cada um dos autuados recebeu multa de R$ 2 mil, totalizando R$ 6 mil em autos de infração. Além disso, foram elaborados laudos de constatação e demais procedimentos formais conforme a legislação ambiental vigente.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.