Publicado em 30/11/2025 às 05:05, Atualizado em 30/11/2025 às 09:09

Polícia Militar celebra 2 anos do Comando de Policiamento Rural e do Batalhão de Polícia Militar Rural

Assessoria de Imprensa, BPMRu
Cb image default
Imagem: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (28), aconteceu a solenidade comemorativa dos dois anos de criação do Comando de Policiamento Rural (CP-RUR) e do Batalhão de Polícia Militar Rural (BPMRU). O evento reuniu autoridades civis, militares e representantes do setor produtivo para celebrar os avanços conquistados na Segurança Pública voltados ao meio Rural.

Histórico e Avanços

Criados oficialmente em 23 de dezembro de 2023, o Comando de Policiamento Rural e o Batalhão de Polícia Militar Rural nasceram da nova estruturação da Polícia Militar do estado de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de ampliar a segurança no campo. O Comando de Policiamento Rural sediado em Campo Grande é composto por um único Batalhão, estruturado em quatro companhias operacionais sediadas em Campo Grande, Três Lagoas, Dourados e Aquidauana., perfazendo uma área de aproximadamente 357 mil Km2, abrangendo desde pequenas propriedades até grandes empreendimentos e regiões de fronteira.

A unidade conta com um efetivo de 123 (Cento e vinte três) policiais e 45 (quarenta e cinco) viaturas, equipadas com tecnologia conectadas por “starlink”, que assegura o monitoramento em tempo real através do uso da tecnologia e georeferenciamento possibilitando o alcance em áreas distintas, incluindo áreas remotas.

Dentre as ações de destaque está a “Operação Falcão”, já em sua sétima edição, tendo por objetivo intensificar o policiamento ostensivo e preventivo em todo o estado. Os índices demonstram resultados como a redução de crimes como abigeatos em 60,4%, furtos em 38,3%, homicídios na área rural caíram consideravelmente em 28,2%, além dos roubos que tiveram retratação de 33,1%. Ao todo 16.841 propriedades rurais foram cadastradas para monitoramento, servindo de base para planejamento de operações inopinadas e policiamentos futuros, resultando em 13.818 visitas comunitárias, 2.060 visitas técnicas, 327 visitas solidárias e 14. 239 patrulhamentos aéreos e terrestres em todo o estado.

Cb image default
Imagem: Divulgação

Homenagens

Durante a solenidade, foram entregues homenagens às autoridades e policiais destaques que contribuíram para a consolidação do CP-Rur e do BPMRu. O evento contou com a presença do Vice-Governador, do Secretário-Adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública e do Comandante-Geral da PMMS, que anunciaram um importante avanço para a unidade, com o investimento de 36 novas viaturas elevou o patamar da capacidade operacional, saltando de 20 mil ações de policiamento rural em 2024 para 35 mil ações em 2025, o que representa 75% de aumento do policiamento preventivo, um avanço histórico.

No tocante à FAMASUL e Sindicatos Rurais, à parceria através do oferecimento de palestras e treinamentos, iniciativas que fortalecem a cultura de prevenção e ampliam significamente a segurança no campo. Essa parceria é um dos pilares do nosso Estado.

Também foram homenageados policiais militares que se destacaram pelo comprometimento e pela disciplina. Muitas vezes, esse profissionais abdicam de momentos em família, para atender prontamente ao chamado do produtor rural, fortalecendo a confiança no trabalho especializado que desempenham.

Encerramento

A cerimônia reforçou o compromisso da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul com a valorização da carreira militar, as parcerias com as entidades rurais e a continuidade das ações estratégicas voltadas à proteção da população e ao fortalecimento da segurança publica no campo.

Este ano três momentos colocaram o policiamento rural de MS em destaque nacional: a visita da comitiva do Maranhão, composta pelo Comandante-Geral e membros da Secretaria de segurança e Conselho de Segurança que vieram buscar informações da metodologia de trabalho do batalhão rural para adequação ao contexto daquele estado; em outro momento o Secretário de Estado de São Paulo de Defesa Sanitária também realizou visita técnica para coleta de dados; e no terceiro momento foi veiculada uma matéria em rede nacional no programa Brasil Caminhoneiro da TV Record, colocando nosso estado como referência nacional em policiamento rural.