Publicado em 01/07/2023 às 12:30, Atualizado em 01/07/2023 às 11:20
O 8° Batalhão de Polícia Militar, através da Cabo PM Lucilene, responsável pelo policiamento escolar, realizou na manhã de quinta-feira (29), a palestra intitulada “Bullying e Violência na Escola”, na E.M. Delmiro Salvione Bonin, no Assentamento Angico, no Distrito de Nova Casa Verde.
O objetivo da palestra foi conscientizar os alunos sobre os perigos e consequências que o bullying e a violência podem trazer para o ambiente escolar. Essas práticas são problemas sistêmicos que afetam todas as regiões do país, e a Polícia Militar tem como missão prevenir e combater essa prática.
A educação e a prevenção são as principais ferramentas para enfrentar esse tipo de problema social. Um ambiente escolar seguro é fundamental para o sucesso acadêmico dos alunos. Na ocasião, mais de 50 alunos foram orientados sobre o que se configura bullying, quais suas consequências pessoais e sociais, e como realizar sua denúncia. Os alunos também puderam tirar suas dúvidas sobre o assunto.
Segundo o Ministério da Educação, o bullying, também chamado de intimidação sistemática, é “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”, conforme definido pela Lei nº 13.185/2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying).
Durante a palestra, também foi homenageado o professor Delmiro Salvione Bonin (In Memoriam) o qual a escola recebeu o nome em homenagem ao diretor que foi morto por um aluno há 11 anos. No dia da palestra a escola estava comemorando o Dia da Paz.