Publicado em 07/02/2023 às 07:49, Atualizado em 07/02/2023 às 11:56
Ex-tucano apoiou Capitão Contar no segundo turno das eleições
Ex-prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka (UB) foi eleito na coligação que tinha Rose Modesto, do mesmo partido, como candidata a governadora. Antes de se candidatar ao cargo de deputado estadual, o parlamentar trabalhou como assessor institucional da Secretaria Estadual de Infraestrutura, à época comandada por Eduardo Riedel, do PSDB.
Apesar de estarem lotados na mesma pasta e, na ocasião, ambos estarem filiados ao PSDB, em meados de abril do ano passado Hashioka, assim como outros ex-filiados do partido, optou por seguir com Rose Modesto, que deixou o ninho tucano para viabilizar sua candidatura pelo União Brasil.
Além de atuar na Seinfra ao lado de Riedel, que viria a ser eleito governador, Hashioka exerceu outros cargos de destaque na administração do PSDB. Foi chefe do DETRAN e secretário estadual de Administração e Desburocratização, até se licenciar para se candidatar a prefeito de Nova Andradina, em 2020.
Dois anos depois, em 2022, quando já estava eleito deputado estadual, Hashioka teve nova oportunidade de acenar uma reaproximação ao PSDB, já que Rose não chegou ao segundo turno. Porém, optou por seguir a ex-candidata e apoiar Capitão Contar, do PRTB, que acabou ficando em segundo lugar.
Passadas as tratativas eleitorais, próximo da posse dos deputados estaduais eleitos, o PSDB, liderado por Riedel, reforçou as conversas com os deputados estaduais visando à definição da Mesa Diretora, que acabaria ficando com Gerson Claro, do PP, como presidente, e Paulo Correa, do PSDB, como 1º secretário.
Hashioka participou dessas articulações e, inclusive, esteve presente em almoço realizado dias antes da posse, em Campo Grande (MS), para sacramentar a definição da mesa, dando início a um ensaio de olho na reaproximação do ex-tucano ao grupo liderado por Riedel.