A Federação PSDB/Cidadania oficializou durante convenção nesta terça-feira (30), a candidatura à reeleição de Germino Roz a prefeito de Batayporã, novamente acompanhado por Cacildo Paião (PP) como vice. Germino mobilizou a presença do alto escalão tucano: o governador Eduardo Riedel e o presidente da Federação em Mato Grosso do Sul, ex-governador Reinaldo Azambuja, participaram do ato.
O evento lotou o plenário da Câmara Municipal e também contou com outros nomes expressivos do ninho peessedebista, como o presidente do PSDB e da Federação PSDB/Cidadania em Batayporã, Altamir Ramos, os deputados estaduais Mara Caseiro e Pedro Caravina, o deputado federal Geraldo Resende, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo e o ex-secretário-executivo do Escritório de Relações Institucionais e Política de Mato Groso do Sul no Distrito Federal, Sérgio de Paula. O ex-secretário de Estado e ex-deputado estadual do PSDB Paraná, Nelson Garcia, também participou da convenção.
Germino Roz agradeceu pelo apoio recebido dos colegas correligionários e de lideranças dos demais partidos presentes na coligação: União Brasil, Podemos, Federação Brasil da Esperança e Progressistas (PP). O tucano ainda recebeu mensagens gravadas pela senadora Tereza Cristina (PP), senador Nelsinho Trad (PSD) e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB).
Apoio integral
O tom dos participantes foi de empolgação. Azambuja e Riedel foram os primeiros a se pronunciarem e destacaram a trajetória do prefeito. “Tenho muito orgulho do Germino. Ele busca as coisas para Batayporã, busca recursos. Já o atendi muitas vezes às 5h da manhã, sempre preocupado com a cidade. O papel do bom gestor é buscar soluções e nós estamos do lado de quem faz uma administração com resultados”, afirmou o ex-governador.
Por sua vez, Riedel enfatizou as alianças formadas e o apoio integral ao grupo. “Nós vamos dedicar apoio integral à candidatura do Germino e do Cacildo, vereadores e vereadoras da federação e dos partidos aliados. Vou andar junto com vocês discutindo propostas. Não vamos olhar para os adversários, vamos olhar para as propostas”, disse o chefe do Executivo Estadual aos presentes.
Após enaltecer a atuação do vice-prefeito Cacildo Paião, Germino agradeceu aos parceiros políticos, servidores, secretários municipais e aos simpatizantes. “Desde que começamos, vocês acreditaram no nosso projeto e nós honramos essa confiança. Agora é hora de não deixar o sonho morrer, é hora de não deixar para trás tudo o que construímos. Precisamos tornar Batayporã cada vez melhor e as pessoas sabem a diferença. Se quiserem saber de mim, perguntem ao povo”, afirmou.
Paridade entre homens e mulheres
O feito histórico de reunir uma chapa de candidatos ao cargo de vereador com paridade de gênero foi uma das pautas que chamaram a atenção durante o evento. A Federação PSDB/Cidadania lançou o total de 10 candidaturas, sendo cinco mulheres e cinco homens.
A deputada estadual Mara Caseiro enfatizou o perfil do grupo. “Não me lembro, ao longo de toda minha caminhada política, de ter visto uma chapa assim. Isso mostra que Batayporã tem uma liderança que respeita as mulheres verdadeiramente e valoriza a nossa iniciativa”, disse a parlamentar.
Os candidatos e candidatas da Federação PSDB/Cidadania aprovados pelos convencionados são Ana Gabriela dos Santos, Cícero Humberto Leite, Cleonice de Mello Maceda, Daniela Aparecida Batista Alves, Fábio Vinícius Santana De Mello, João Paulo Da Silva Souza, Jaqueline De Souza, Marcos Da Silva Sãovesso, Natielle Moraes Dos Santos Pereira e Rogério De Souza Rocha.
Demais chapas
Os nomes lançados pelos demais partidos da coligação são:
União Brasil: Sonia Maria de Souza Dias; Elisangela de Assis Barbosa Filomeno;
Juliana Alves Leite Rossini; João Carlos de Souza; Claudenir Ferreira da Cruz;
Osvaldo Ferreira da Silva; Jose Aparecido Gissi Martucci; Max Henrique Lourenço; Claudemir Gomes Maran e Wilson Eduardo da Silva.
Podemos: Ana Dorcas, Denise Pesqueira, Claudir da Rocha Morais, Izaias Mariano Silva, Josué Silva de Moura, Labibe Silva Rufino, Lourival Olegário Marques Neto, Pedro Alves, Rodrigo Barbosa Duarte e Wellington de Assis Maropo.
Federação Brasil da Esperança (PT e PCdoB): Vanderlei Rodrigues Pedroso, Marcia Gomes de Faria, Roberto Feliciano de Jesus, Leonice de Souza Pugin, Paulo Antônio Pereira dos Santos, Nivaldo do Nascimento da Silva, Sileide Antonia Sobral e Antônio Lopes Pedroso.
Progressistas: Alessandro de Oliveira Evangelista, Andrea Cruz, Antônio Carlos Lemes, Arildo Rodrigues de Souza, Bárbara Gonçalves de Almeida, Edilene Alves de Jesus Teixeira, José Henrique Pereira de Moraes, José Vieira Fernandes e Junior César Ribeiro Chaves.
Vale destacar que as convenções partidárias são uma etapa do processo eleitoral em que cada partido político escolhe, entre os filiados, aqueles que vão se candidatar a determinados cargos. De acordo com o calendário eleitoral, essas convenções - que começaram em 20 de julho - devem ocorrer até a próxima segunda-feira, 5 de agosto. Depois, os partidos e coligações têm até 15 de agosto para solicitarem o registro de candidatura à Justiça Eleitoral, por isso, pode haver mudanças na composição das chapas.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.