Publicado em 18/04/2023 às 08:32, Atualizado em 18/04/2023 às 12:34
Partido não tem candidato próprio em Nova Andradina desde 2012 e evaporou participação no primeiro escalão do Governo Municipal
De peça chave em eleições anteriores, o MDB segue na busca por reconquistar o seu espaço nos cenários estadual e municipal em Mato Grosso do Sul desde que perdeu o comando do Executivo sul-mato-grossense em 2014, com o fim do segundo mandato de seu principal líder, o ex-governador André Puccinelli.
Em Nova Andradina, não é diferente. Tanto que desde 2012 o partido não lança candidato próprio no município. Na ocasião, quando disputou e venceu as eleições municipais com Roberto Hashioka, mas, posteriormente, ele deixou a legenda para voltar ao PSDB e, atualmente, está no União Brasil, onde exerce mandato de deputado estadual.
O MDB é velho conhecido do eleitorado nova-andradinense e já elegeu outros prefeitos no município, como Francisco Dantas Maniçoba, com mandato entre 1993 e 1996, e Gilberto Garcia, com mandato entre 2009 e 2012. Em 2016, o partido lançou Nenão como candidato a vice e foi fundamental na vitória de Gilberto, que retornou à Prefeitura, agora no PL.
De 2017 a 2020, além da vaga de vice-prefeito, o MDB ocupou cadeiras relevantes no primeiro escalão do Governo Municipal e outros departamentos estratégicos. Foi também na legislatura anterior, entre 2019 e 2020, que o MDB conseguiu voltar ao comando da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores.
No entanto, desde as eleições municipais de 2020, ainda cambaleado pelo baixo desempenho das eleições gerais de 2018, o MDB perdeu espaço nos municípios, deixando, em Nova Andradina, de ocupar o cargo de vice-prefeito, além de perder cargos importantes na Prefeitura.
Agora, a pouco mais de um ano para as eleições municipais do ano que vem, mas ainda enfraquecido após a derrota de Puccinelli nas eleições de 2022, somado ao fato de não contar com nenhum representante na Bancada Federal, o MDB busca, nos municípios, reencontrar a sua força, visando reconquistar a hegemonia de outrora.
Atualmente, o MDB é comandado, em Nova Andradina, pelo vereador Fábio Zanata, como presidente, e Nenão, como delegado. Ambos participaram, no fim de semana, de encontro regional da legenda, que definiu a data para a eleição dos próximos diretórios municipais, que deverá ocorrer entre 27 e 30 de junho.
“Nós estamos discutindo a reorganização do partido. Depois das eleições nós não nos reunimos como partido. Estiveram presentes os presidentes dos diretórios municipais e vereadores para organizar os partidos do interior, avaliar os resultados, para chamar pessoas novas”, afirmou o deputado estadual Junior Mochi, presidente do MDB em MS.