Buscar

Convenções começam em menos de um mês e prometem peneirar pré-candidaturas

Cb image default
Imagem: Arquivo / Nova News

Partidos e federações poderão realizar, entre 20 de julho e 5 de agosto, convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Diante desse cenário, a expectativa é que dos 10 nomes que tem se colocado como pré-candidatos a prefeito, alguns não passem pela peneira das convenções. O cenário é semelhante ao das eleições de 2016 e de 2020, quando Nova Andradina teve cinco candidatos a prefeito.

Nessa semana, o colunista Gerson Lopes elencou os nomes que já se colocaram como pré-candidatos. Na postagem, foram citados Marcos Guimarães (NOVO), Leandro Fedossi (PSDB), Arion Aislan (PL), Hermandes Ortiz (PP), Dione Hashioka (UNIÃO BRASIL), Fabio Zanatta (MDB), Milton Sena (PDT), Vicente Lichoti (PCdoB), Mário da Saúde (MDB) e Marcos Dan (PT).

Dos 10, é certo que dois não poderão seguir no páreo, isso por que há pré-candidatos pelo mesmo partido, o MDB (Zanata e Marião), e pela Federação PT-PCdoB-PV (Lichoti e Dan). Além do mais, conforme as tratativas indicam, o MDB se quer deverá ter candidato próprio nessas eleições, caminhando para apoiar Dr. Leandro Fedossi.

Caso se mantenha a desistência do MDB e com a definição do candidato da Federação (Lichoti ou Dan), cai para sete o número de pré-candidatos. No entanto, dado o histórico das últimas eleições, a expectativa é de que pelo menos um desses nomes decline da posição para compor como vice, reduzindo o número de pré-candidatos para seis.

Recentemente, o vereador Arion Aislan usou a tribuna da Câmara Municipal de Nova Andradina para reafirmar a sua pré-candidatura a prefeito, quando deixou claro que esse posicionamento seguirá somente até agosto, quando o PL deverá sacramentar o destino do parlamentar nas eleições, que tem se colocado como um “soldado” do partido.

Já, entre os pré-candidatos que seguem mais enfáticos, estão o presidente da Câmara, vereador Dr. Leandro Fedossi que, inclusive, já recebeu o apoio do prefeito Gilberto Garcia (PODEMOS), governador Eduardo Riedel (PSDB) e do ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente estadual do PSDB.

Na mesma linha, segue a ex-deputada estadual Dione Hashioka, que requereu exoneração do cargo de secretária-adjunta da Secretaria Estadual de Educação justamente para concorrer às eleições municipais desse ano, e o ex-secretário de Saúde, Hernandes Ortiz, que também segue com as tratativas em busca de manter seu projeto.

No mesmo cenário está o vice-prefeito Milton Sena, que, pela quarta eleição seguida, tenta, enfim, colocar seu nome à disposição do eleitorado de Nova Andradina como candidato a prefeito. Dentre os nomes mais novos está o do empresário Marcos Guimarães, que foi candidato a vice em 2020.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.