Publicado em 13/09/2024 às 09:59, Atualizado em 13/09/2024 às 15:23

Germino destaca propostas e "faz raio-X" da gestão em debate da OAB e Jornal Imagem; oposição não comparece

Prefeito de Batayporã candidato à reeleição afirmou que debate é compromisso com o povo e com a democracia

Assessoria,
Cb image default
Germino Roz: "Não tenho medo de aparecer porque eu trabalhei e trabalhei firme!" FOTO: Assessoria Federação PSDB/Cidadania

O prefeito de Batayporã e candidato à reeleição, Germino Roz, participou sozinho na noite de quinta-feira (12), do debate eleitoral promovido pela 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nova Andradina e Jornal Imagem TV. O evento teve transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook e alcançou amplo público durante a transmissão. No início da manhã desta sexta-feira (13), o vídeo já contava com 1860 visualizações.

Sem a presença do candidato opositor, Edmilson Gaiseiro (MDB), que enviou comunicado escrito informando "compromissos administrativos" gerados pela troca de candidato a vice em sua chapa, o formato se assemelhou a uma entrevista, mas seguiu o rito previamente estabelecido pela organização, com limite de tempo para manifestação, sorteio de temas, perguntas realizadas por advogados representantes da OAB e espaço para questionamento que seria direcionado ao segundo participante.

Toda a dinâmica foi acompanhada pela equipe de trabalho do debate, composta pelo apresentador e diretor do Jornal Imagem, Luiz Mendonça, pelo presidente da 7ª subseção, Stênio Ferreira Parrom, vice-presidente Daniela Línea, secretária Linciane Nogueira e conselheiro Albérico Lima, além do apoio dos assessores jurídicos da Coligação Construindo um Bata cada vez melhor, Marcos Daniel Santi, e Aníbal Senhorini Neto, do Jornal Imagem.

Germino Roz criticou a ausência do candidato do MDB e afirmou que o momento é fundamental para a população. "O debate é um compromisso com o povo e com a democracia", disse. Na ocasião, o prefeito listou propostas constantes em seu plano de governo e aproveitou para comentar o panorama de sua administração. Educação, esporte, economia, cultura, valorização docente, saúde e desenvolvimento estiveram em pauta.

Germino ainda interpelou o grupo político opositor e enfatizou o que classificou como "falta de segurança jurídica" de Edmilson Gaiseiro, que concorre às eleições por meio de liminar e responde à ação de improbidade administrativa, proposta pelo Ministério Público Estadual.

O MPE acusa Gaiseiro de atuar na intermediação de venda de casas populares, com o objetivo de auferir ganhos ilícitos com essa comercialização. Segundo o MPE, Gaiseiro, aproveitando-se de sua posição de vereador, cooptava "clientes" que, em tese, não tinham o perfil necessário para serem contemplados com as casas oriundas de Projetos Sociais, fraudando o Programa de Habitação através de compras e vendas irregulares.

Com o julgamento virtual já iniciado pelos desembargadores, o processo tramita em segundo grau no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e já recebeu parecer da Procuradoria de Justiça favorável ao recurso interposto pelo Ministério Público Estadual, que pede a condenação de Edmilson Gaiseiro por improbidade administrativa e o pagamento de multa, além da proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.

Considerações finais

Por fim, o candidato da Federação PSDB/Cidadania agradeceu aos promotores do debate, a seus apoiadores e fez uma reflexão sobre o progresso de Batayporã. "No passado, nós só tínhamos um sonho. Hoje, nós temos uma realidade de uma cidade desenvolvida, melhor. Recordemos como nós pegamos o município e vamos fazer uma análise sobre onde nós estamos. Convido vocês a virem nessa caminhada com a gente, com a mudança que deu certo", afirmou.

"Fizemos um enfrentamento digno dos problemas, com a Câmara de Vereadores, com o nosso vice-prefeito, Cacildo Paião, nós lutamos com eficiência. Eu não tenho medo de aparecer, de caminhar pelas ruas, de ir para o debate. Eu não tenho medo porque trabalhei e trabalhei firme!", finalizou.