Publicado em 06/03/2023 às 08:26, Atualizado em 06/03/2023 às 12:32
O prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia (PL), tem evitado falar sobre a sucessão municipal do ano que vem, mas, ao mesmo tempo, já começa a indicar favoritos. A tendência é que seu grupo lance algum nome que já integra o primeiro escalão do Executivo local.
Em eventos, o líder do PL tem defendido a ideia de que, quem começar a se posicionar de forma antecipada, tende a sofrer mais desgaste e, naturalmente, pode começar a perder força para o pleito.
Por outro lado, faltando mais de um ano para as eleições municipais de 2024, Gilberto também começa a indicar os seus preferidos. Entre eles está o Hernandes Ortiz, que deixou a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado para assumir a Secretaria de Saúde.
Nos bastidores, comenta-se que a mudança é uma estratégia para impulsionar o nome do gestor, dada a visibilidade que a secretaria possui. Desde que assumiu a pasta, também tem sido comum Hernandes ser indicado para representar Gilberto em eventos institucionais.
“Correndo por fora”, outros nomes, ainda que de forma tímida, parecem agradar mais o grupo que comanda a Prefeitura de Nova Andradina desde 2016. Entre eles estão os secretários de Infraestrutura, Júlio Cesar, e o secretário de Finanças, Emerson Nantes.
Dr. Leandro e Milton Sena “fritos”
A mais de um ano das eleições, a estratégia adotada pelo chefe do Executivo “frita” dois aliados. Um é o atual vice-prefeito Milton Sena, do PDT, que, ao que tudo indica, não figura no ranking de “prefeitáveis” da atual gestão.
O outro é o presidente da Câmara, vereador Dr. Leandro Fedossi (PSDB) que, apesar de ter sido eleito pela oposição em 2020, se aproximou de Gilberto nas eleições de 2022, quando apoiaram os mesmos candidatos ao governo e deputados.