Publicado em 12/02/2025 às 08:27, Atualizado em 12/02/2025 às 12:30

Hashioka segue fora da CCJR e vê Caravina assumir presidência da comissão mais importante da ALMS

José Portela , Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação

Após negociações entre os blocos parlamentares, os deputados estaduais chegaram a um acordo para a formação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), a mais importante da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Mais uma vez, Roberto Hashioka (União Brasil), ex-prefeito de Nova Andradina, ficou de fora dos membros titulares. Para completar, seu rival político, Pedro Caravina (PSDB), ex-prefeito de Bataguassu, comandará a comissão.

O bloco de oito deputados liderado por Márcio Fernandes (MDB) indicou dois representantes para a CCJR. O MDB, que tem o maior número de integrantes no grupo, garantiu a permanência de Junior Mochi. A segunda vaga ficou com Pedrossian Neto (PSD), vice-líder do Governo, que venceu a disputa com Antônio Vaz (Republicanos).

O PL escolheu Neno Razuk para representar a legenda, enquanto o bloco liderado pelo PSDB, também com oito deputados, indicou Pedro Caravina (PSDB) e Paulo Duarte (PSB).

A disputa pela CCJR foi influenciada por uma movimentação do PL, que garantiu a filiação de Lucas de Lima e conquistou uma vaga na comissão. A CCJR é estratégica porque analisa a legalidade de todos os projetos apresentados na Assembleia antes de eles seguirem para votação em plenário.

Se, por um lado, ficou fora da CCRJ, por outro, no último biênio, Hashioka integrou outras comissões, sendo titular da Comissão de Finanças e Orçamento, da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos e presidente da Comissão de Serviço Público, Obras, Transporte, Infraestrutura e Administração. Também atuou como membro da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social e da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Com a definição da CCJR, os parlamentares agora negociam a formação e presidência das demais comissões permanentes da Assembleia Legislativa.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.