Em meio à corrida eleitoral em Nova Andradina para a prefeitura, o cenário político revela um movimento de unificação em torno da pré-candidatura do comunista Vicente Lichoti, do PCdoB, que tem conquistado a preferência dos militantes de esquerda, com o isolamento gradativo do PT.
O entusiasmo em torno da pré-candidatura de Lichoti parece ter encontrado respaldo em diversas legendas alinhadas com ideais de esquerda. Partidos que compõem a base do governo de Lula em Brasília, como PSOL, PV e PSB, já expressaram abertamente o interesse em apoiar a candidatura do PCdoB em Nova Andradina.
Em contrapartida, o PT, tradicional partido de esquerda, segue enfrentando dificuldades na construção de alianças no município, onde tem o empresário Marcos Dan como pré-candidato. Até o momento, não houve um diálogo efetivo com outras legendas, deixando-o à margem do movimento de convergência em torno de Lichoti.
A falta de articulação política e a ausência de diálogo têm colocado o PT em uma posição de relativo isolamento no atual cenário eleitoral nova-andradinense, repetindo cenários como 2016 e 2020, quando a legenda teve que recorrer aos próprios quadros, lançando uma chapa pura na disputa majoritária.
Uma das poucas possibilidades de diálogo mencionadas foi por parte do PDT, representado pelo vice-prefeito Milton Sena, que vislumbra uma aproximação com o PT, sugerindo a possibilidade de uma composição onde o partido petista seria um coadjuvante, possivelmente indicando um vice na chapa pedetista.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.