A edição mais recente da pesquisa encomendada pelo Instituto Ranking, feita com mais de três mi eleitores em 30 municípios do Estado, apontou Dione Hashioka (PODEMOS) como a única mulher candidata, com domicílio eleitoral no interior de Mato Grosso do Sul, com chances de chegar à Câmara dos Deputados.
A ex-primeira-dama de Nova Andradina também está entre os mais citados na pesquisa espontânea, quando o pesquisador pergunta em quem o entrevistado pretende votar, sem apresentar uma lista de candidatos. Nesse quesito, Dione aparece em 8º, com 1,30% das intenções.
No entanto, para conquistar uma das oito cadeiras de Mato Grosso do Sul na Câmara dos Deputados, os partidos precisam atingir 80% de votos para fazer um deputado federal com as maiores sobras do coeficiente eleitoral. Além disso, o candidato mais votado do partido tem que obter no mínimo 20% de votos do coeficiente eleitoral.
Nesse cenário, a pesquisa aponta a possibilidade de o PODEMOS, partido de Dione, eleger um deputado federal. Desde o início da campanha, Dione Hashioka tem dividido o primeiro lugar com Flávio Cabo Almi, que, na última pesquisa, apareceu com 1,40% das intenções de voto. Na sequência vem delegada Sidnéia Tobias com 0,40% e Dr. Guto com 0,20%.
Dados da pesquisa
Foram entrevistadas 3.000 pessoas, em 30 municípios do Mato Grosso do Sul por setores censitários IBGE de 2010, entre os dias 23 e 26 de setembro de 2022. A pesquisa está registrada com os números: MS-00892/2022 e BR-01779/2022
A margem de erro máxima estimada é de 1,8 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo site MGS NEWS. O Instituto Ranking Brasil é registrado no Conre 1 com o número: 8561.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.