Publicado em 24/04/2025 às 13:33, Atualizado em 24/04/2025 às 17:37

Podemos deve ser incorporado pelo PSDB, que poderá alcançar cinco vereadores em Nova Andradina

José Portela , Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Redes Sociais

A incorporação do Podemos pelo PSDB deve provocar impactos diretos na composição da Câmara Municipal de Nova Andradina. Com a fusão entre os partidos, o PSDB poderá reunir cinco dos 13 vereadores do Legislativo local, ampliando significativamente sua bancada e influência no município.

Atualmente, o PSDB conta com os vereadores Alemão da Semente, Naleu da Casa Verde e Deildo Piscineiro. Com a incorporação, passarão a integrar a legenda os vereadores Luciano Leal e Marcia Lobo, hoje no Podemos. Assim, a legenda tucana saltará de três para cinco cadeiras, consolidando-se como a maior força política da Câmara nova-andradinense.

A movimentação fortalece o partido em um momento de reestruturação estratégica, impulsionado pela prioridade que o PSDB passará a ter nas mãos do governador Eduardo Riedel e do ex-governador Reinaldo Azambuja. Ambos devem permanecer na sigla, diante da impossibilidade de levarem os vereadores eleitos em 2024 para um novo partido — uma consequência direta da incorporação.

Apesar da mudança, os parlamentares eleitos pelo Podemos, como Luciano Leal e Marcia Lobo, têm o direito de se desfiliarem do novo partido sem risco de perda de mandato, já que a incorporação extingue a legenda original. A decisão sobre permanência ou saída caberá a cada vereador, o que ainda pode trazer desdobramentos importantes no cenário político local.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.