Publicado em 02/10/2023 às 09:55, Atualizado em 02/10/2023 às 14:38
Visando as eleições do ano que vem, o presidente municipal do PT, Luiz Tadao, abriu diálogo com o movimento Renova, que é liderado pelo assessor especial do prefeito Gilberto Garcia (PL), o ex-vereador Vicente Lichoti (PCdoB).
A reaproximação entre Lichoti e o dirigente do PT foi marcada em reunião realizada na última semana e também contou com a participação de representantes do PSB, PV, PT e PCdoB, conforme release divulgado pelos organizadores do encontro.
Segundo o texto enviado à imprensa, Tadao se mostrou “aberto ao diálogo e defendendo que a população mais esquecida nas últimas gestões esteja priorizada e no centro do debate das próximas eleições”.
As gestões citadas pelo petista se referem aos mandatos de Gilberto Garcia e Roberto Hashioka, que se revezam no poder desde 2001, cada um com três mandatos à frente da Prefeitura de Nova Andradina.
Tadao foi vereador nas duas primeiras gestões de Roberto Hashioka (2001 – 2004 e 2005 – 2008), com o PT ocupando o cargo de vice nestes oito anos, com o ex-vice-prefeito Helder Faria.
Já Vicente Lichoti exerceu mandato de vereador na primeira gestão de Gilberto Garcia (2009 – 2012) e na terceira gestão de Roberto Hashioka (2013 – 2016), em ambas as ocasiões eleito pelo PT.
Em seus dois mandatos, Vicente foi oposição a Gilberto e Hashioka, no entanto, em 2016, já desfiliado do PT, abriu mão de concorrer à reeleição para apoiar a campanha de Gilberto Garcia, que, eleito, o nomeou para a função de assessor especial, cargo que ocupa desde 2017.
De olho nas eleições do ano que vem, tanto Vicente Lichoti quanto o PT buscam se viabilizar para a disputa. Vicente já sinalizou que tentará emplacar uma pré-candidatura a prefeito, sendo que o PSOL já sinalizou apoio.
Por sua vez, o PT também quer emplacar candidatura própria, pela quarta eleição seguida, dessa vez com o empresário e já pré-candidato a prefeito, Marcos Dan. O petista não esteve presente no evento.
Outras lideranças de partidos nominados no release e que não foram citados, assim como também não estiveram presentes no encontro, foram o vereador Ceará do PT e a vereadora Gabriela Delgado (PSB).
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.