Publicado em 26/05/2023 às 08:47, Atualizado em 26/05/2023 às 12:00
Atualmente, partido conta com apenas um vereador, mas vive a expectativa de ver o número de cadeiras aumentar
Depois de voltar ao poder com Lula, o PT também está em alta em Nova Andradina e virou o “queridinho” de políticos em busca de espaço para as eleições do ano que vem. Atualmente, o Partido dos Trabalhadores conta com apenas um vereador na Câmara, Josenildo Ceará, mas vive a expectativa de ver o número de cadeiras aumentas.
As articulações políticas em torno do nome do empresário Marcos Dan, cotado como pré-candidato a prefeito, podem contribuir para que, na próxima janela partidária, o vereador João Dan troque o PDT e volte para o PT, no entanto, o parlamentar ainda aguarda uma definição após o TSE condená-lo por corrupção eleitoral em 2016, quando foi candidato pelo PSDB.
A família Dan tem história dentro do partido em Nova Andradina e já contou com um assento na Câmara Municipal, com a ex-vereadora Célia Dan, uma das filiadas mais antigas do PT no município, e quase alcançou outra cadeira em 2020, com Guerino Dan, que ficou como primeiro suplente de Ceará.
Assim como João Dan, quem também é cotado para voltar ao PT é o ex-vereador Vicente Lichoti, que deve ser candidato ao Legislativo municipal mais uma vez. Ele foi eleito pelo Partido dos Trabalhadores para dois mandatos, mas deixou a sigla em 2016 e não disputou as últimas duas eleições para apoiar o prefeito Gilberto Garcia, do PL, partido de Jair Bolsonaro.
A exemplo do que já foi noticiado pelo Nova News, a reaproximação entre MDB e PSDB a nível estadual também pode gerar mudanças em Nova Andradina, tanto que pode provocar a saída do vereador Fábio Zanata, do MDB. Ligado à educação e com chances de disputar a Prefeitura, ele é especulado no PT.
No entanto, essas possível mudanças poderão se concretizar apenas no ano que vem. Desde o ano de 2018, só pode usufruir da janela partidária a pessoa eleita que esteja no término do mandato vigente. Ou seja, os vereadores somente podem migrar de partido na janela destinada às eleições municipais na janela que ocorre seis meses antes das eleições.