Daqui a exatamente um ano, os eleitores de Nova Andradina irão às urnas para eleger o novo prefeito do município e, diferentemente dos pleitos anteriores, não terão como opção um gestor que busca a reeleição.
Diante do espaço que será deixado pelo prefeito Gilberto Garcia (PL), que não poderá concorrer novamente ao cargo, por estar em seu segundo mandato seguido, políticos buscam se viabilizar.
Diante desse cenário, o Nova News elencou quem são as figuras que podem pintar na corrida eleitoral de 2024.
Por parte do Governo Municipal, os secretários de Infraestrutura, Julio César Castro Marques, de Saúde, Hernandes Ortiz, e de Finanças, Emerson Nantes, são os mais lembrados dentro do primeiro escalão.
O assessor especial Vicente Lichoti é outro pretenso candidato, porém, não tem se colocado como concorrente pela situação e, inclusive, tem buscado o apoio de partidos de oposição ao Governo Municipal.
Já, pela Câmara Municipal, despontam o presidente da Casa, vereador Dr. Leandro Fedossi (PSDB), e os vereadores Arion Aislan (PL) e Fábio Zanata (MDB). No entanto, para esses dois últimos, a situação é peculiar.
Arion e Fábio terão que buscar espaço interno ou trocar de sigla, isso porque estão filiados a partidos que já contam com outros pré-candidatos, o presidente municipal do PL, Engenheiro Moammar, e o ex-vereador Marião da Saúde, que trocou o PSB pelo MDB, respectivamente.
Figura cada vez mais presente nos eventos de Nova Andradina, a ex-deputada estadual Dione Hashioka é outra pré-candidata, e a única mulher que se posicionou publicamente até o momento.
Atualmente, ela está filiada ao PODEMOS, mas tem sido sondada por diferentes partidos, entre eles o MDB, cujo convite partiu do presidente de honra da legenda, o ex-governador André Puccinelli, durante evento realizado em Nova Andradina.
Quem também busca se viabilizar é o atual vice-prefeito Milton Sena, que recentemente foi reconduzido à presidência da comissão provisória municipal do PDT. Ele foi candidato a prefeito em 2008, ocasião em que perdeu para Gilberto Garcia, e a vice em 2012, com Roberto Hashioka como prefeito, e em 2020, com Gilberto Garcia como prefeito.
Entre os pré-candidatos citados, o PT é o único que deverá lançar um nome ainda não testado nas urnas. Marcos Dan já foi candidato a vice em 2016, com Edilson do Gás como candidato a prefeito, mas 2024 caminha para ser a sua primeira eleição à frente de uma disputa majoritária, mantendo vivo projeto do PT, iniciado em 2012, de sempre contar com candidato próprio.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.