Publicado em 19/08/2025 às 14:54, Atualizado em 19/08/2025 às 18:11
A recente filiação do governador Eduardo Riedel ao Partido Progressista (PP), integrante da Federação União Progressista – que une PP e União Brasil para as eleições de 2026 e 2028 – coloca, em tese, o político novamente no mesmo grupo do deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil).
Riedel e Hashioka já atuaram juntos no primeiro escalão da gestão do ex-governador Reinaldo Azambuja (à época, todos pelo PSDB). Contudo, a aproximação política se rompeu, principalmente, após a saída da esposa de Hashioka, Dione Hashioka, do cargo de secretária adjunta da Secretaria de Estado de Educação (SED), para disputar as eleições de 2024 em Nova Andradina. Na ocasião, Dione concorreu contra o candidato apoiado por Riedel e Azambuja, Dr. Leandro Fedossi, fato que aprofundou as divergências entre os representantes, resultando em críticas e trocas de acusações públicas durante o pleito.
A atual composição da Federação União Progressista coloca ainda no mesmo grupo político Hashioka e Hernandes Ortiz, secretário municipal de Finanças de Nova Andradina e rival de Hashioka há mais de uma década. A configuração reforça um cenário de tensão e possíveis disputas internas, mesmo dentro da união formal dos partidos.
Em virtude da legislação eleitoral, Hashioka deve seguir, ao menos por ora, filiado ao União Brasil e, consequentemente, à Federação União Progressista, onde também ocupa o cargo de presidente do diretório municipal do partido em Nova Andradina. Contudo, a partir de abril do ano que vem, quando se abre a janela partidária, ele poderá trocar de legenda sem risco de perder o mandato. Até o momento, essa possibilidade ainda não é discutida, principalmente considerando os recursos de campanha que a Federação terá à disposição em 2026, além do tempo de rádio e TV.
Além de Hashioka, que tentará a reeleição, Dione Hashioka deve novamente concorrer ao cargo de deputada federal.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.