Publicado em 23/11/2022 às 11:11, Atualizado em 23/11/2022 às 15:13
Prefeito não poderá disputar reeleição por estar em seu segundo mandato seguido, mas deverá lançar nome
Secretários e vereadores de Nova Andradina intensificam as tratativas em busca de espaço, já mirando a sucessão do prefeito Gilberto Garcia (PL) em 2024, uma vez que o atual chefe do Executivo municipal não poderá concorrer à reeleição, por estar em seu segundo mandato seguido.
Apesar de não poder lançar seu nome na disputa, Gilberto deverá indicar um candidato para apoiar. E esse nome deve vir do próprio Paço Municipal ou da Câmara de Vereadores, com o aval do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e do governador eleito, Eduardo Riedel, também do PSDB.
A dois anos das eleições municipais, despontam, do lado do Executivo, os secretários municipais de Finanças, Infraestrutura e Meio Ambiente, respectivamente, Emerson Nantes, Julio Cesar e Hernandez Ortiz. O vice-prefeito Milton Sena (PDT) corre por fora para ser o nome da atual gestão.
O próprio Gilberto Garcia se tornou prefeito pela primeira vez em um cenário semelhante. Em 2008, era secretário de Finanças do ex-prefeito Roberto Hashioka, que, por estar em seu segundo mandato seguido, não podia concorrer, e o lançou para vencer as eleições em cima de Milton Sena, o mesmo que hoje ocupa sua cadeira como vice.
Já, do lado da Câmara Municipal, despontam os nomes dos vereadores Arion Aislan (PL) e Fábio Zanata (MDB), que foram secretários de Gilberto no último mandato. Quem também pinta como possível nome do grupo liderado pelo prefeito é o presidente da Câmara, Dr. Leandro Fedossi (PSDB), que se aproximou do gestor ao longo da atual legislatura.