Hoje em dia, é possível fazer um currículo profissional em poucos minutos usando plataformas online. Só que não basta preencher qualquer modelo de CV com um conteúdo genérico para garantir o seu espaço no mercado de trabalho. O ideal é escolher as melhores ferramentas e estratégias para conquistar os seus objetivos de carreira.
Este artigo reúne dicas de especialistas em recrutamento para ajudar você a montar um currículo que destaque o seu valor para as empresas. Confira!
1. Use a inteligência artificial a seu favor
A IA está aí para simplificar a execução de várias tarefas — inclusive a elaboração de currículos. Para se posicionar à frente da concorrência pelas melhores vagas do mercado, é importante alinhar a aparência e o conteúdo do seu CV ao tipo de oportunidade que você está buscando. E a inteligência artificial pode ajudar muito nesse sentido.
Com recursos gratuitos, como um gerador de habilidades para currículo com IA ou outras ferramentas que descomplicam o uso dessa tecnologia, você pode preparar um material bem direcionado às expectativas das empresas. Isso ajuda a valorizar as qualificações e os pontos fortes relacionados à área desejada, além de reforçar a sua adequação aos requisitos da oferta de emprego.
2. Não fuja demais do padrão
Tentar surpreender no design é um dos erros comuns ao montar um currículo profissional. Além de demandar mais tempo nas configurações, a escolha de certos detalhes na estética do CV pode deixar seu material com uma formatação inadequada para os processos de análise de candidaturas. O ideal é aproveitar modelos prontos, que são otimizados para isso.
Com a grande quantidade de pessoas disputando a mesma vaga, é cada vez mais comum as empresas usarem softwares de triagem (ATS) para fazer a pré-seleção dos currículos. E esse tipo de programa funciona melhor quando há uma certa padronização do CV, que facilita a varredura dos dados. Lembre-se também que os recrutadores têm poucos segundos para encontrar as informações que precisam e, nesse momento, um visual limpo e bem-estruturado é o que faz a diferença.
3. Crie um conteúdo envolvente
Embora os princípios de um bom currículo sejam universais, é possível (e recomendável) incluir alguns textos atraentes para complementar as suas informações. Mais do que uma porção de listas com nomes de empresas, cargos, cursos e datas, a ideia é contextualizar a candidatura. Ou seja, o conteúdo do seu CV deve “contar uma história” que ajude a identificar o seu perfil profissional.
Você pode usar a inteligência artificial para isso, seja para sugerir frases ou aprimorar o que você escrever, garantindo um resultado curto, objetivo e envolvente. Além de inserir palavras-chave relacionadas à oportunidade de emprego e usar verbos de ação para transmitir dinamismo, o linguajar escolhido também pode demonstrar familiaridade com a área de atuação desejada.
4. Destaque-se em pontos estratégicos
Procure mostrar quais são os destaques da sua candidatura logo no início do currículo, próximo ao seu nome e informações pessoais básicas. Você pode simplesmente incluir um texto de 2 a 3 linhas nesse espaço ou nomear essa introdução como Objetivo, Resumo Profissional ou Perfil Profissional. Foque no que conecta você à vaga desejada, como experiências, habilidades, interesses e/ou conhecimentos relevantes para o cargo oferecido.
Outro ponto estratégico é a seção sobre experiências profissionais, onde você pode incluir uma lista com marcadores (abaixo das informações principais) para ressaltar as atribuições e conquistas mais marcantes em cada ocupação. Por exemplo, junto aos dados sobre trabalho como Analista de Marketing Digital, mencione:
• responsável pelos canais da empresa nas redes sociais
• colaborou com a equipe de TI na criação de prompts para o chat de atendimento a clientes
• aumentou em 40% o engajamento com a marca no Instagram na campanha de Natal.
Além disso, você pode destacar a sua fluência em idiomas ou outros diferenciais relacionados ao seu desenvolvimento pessoal e profissional incluindo seções específicas no currículo. Isso vale para temas como cursos, publicações, prêmios recebidos etc.
5. Mantenha seu currículo profissional atualizado
O mercado de trabalho atual exige foco e dinamismo. Por isso, vá além de montar um currículo profissional bem direcionado aos seus objetivos de carreira. Procure conferir e aperfeiçoar o seu material constantemente: leia em voz alta, peça a opinião de colegas e sempre faça revisões gramaticais antes de enviá-lo.
Com isso em mente, crie versões personalizadas do seu CV para direcioná-lo melhor às oportunidades de seu interesse. Por exemplo, inclua o nome correto do cargo para o qual você estiver se candidatando, edite o texto do seu Resumo Profissional, troque algumas palavras-chave para alinhar o conteúdo com o anúncio de emprego e atualize o que for necessário para que o resultado seja coerente com as expectativas das empresas no seu campo de atuação.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.