Publicado em 11/11/2024 às 05:47, Atualizado em 12/11/2024 às 01:01

Como os designs intuitivos ajudam os websites a destacarem-se

Bazoom,
Cb image default

Foto de Goji na Unsplash

Existem milhões de websites. Já imaginou a quantidade de fatores que importam na hora de estes se destacaram? Há algo que é transvernal quando se navega online e muitas vezes nem se dá conta: trata-se do design dos sites e da forma como estes são, ou não, fáceis de navegar.

Certamente já lhe aconteceu, mas não se deu conta, de entrar num site e acabar por sair do mesmo porque este tinha um aspeto mais duvidoso? Imagine uma rua. Uma rua cheia com má iluminação e péssimo aspeto. O que é que vai desejar? Querer sair dali o mais rapidamente possível... É exatamento isso que acontece com um site. Imagine entrar num site como o Bacana Cassino e encontrar algo que não lhe inspira confiança - sairá imediatamente. Contudo, não é o caso.

Melhor retenção de clientes

Já mencionámos que o custo de adquirir novos clientes está a aumentar. Assim, uma das últimas coisas que se quer arriscar é a perda da base de clientes atual. A usabilidade do site pode ter um papel muito importante neste ponto.

Poderás ficar surpreendido ao saber que, de acordo com a UserGuiding, mais de 90% (94%) das primeiras impressões de um site são influenciadas pelo design. E como as primeiras impressões são duradouras, é essencial garantir que os visitantes tenham uma boa impressão, incentivando o retorno.

O bom de reter clientes é que eles podem tornar-se embaixadores da tua marca, pois cerca de 72% dos clientes que têm uma experiência positiva partilham-na com pelo menos seis pessoas. Além disso, a Edu.Me acredita que marcas que proporcionam boas experiências podem gerar 5,7 vezes mais lucros do que aquelas que não o fazem.

E com mais de 80% dos utilizadores de plataformas móveis a acederem a sites como o da Superbet através dos seus smartphones, porque não optimizar o design para se destacar junto destes utilizadores? Estes dados indicam que, no futuro, veremos mais plataformas online a aproveitarem-se dessas vantagens para aumentarem a sua competitividade.

Maior produtividade

É o sonho de qualquer empreendedor maximizar os lucros, e isso também se aplica aos operadores de jogos. Com mais de 74% das empresas a reconhecerem a importância da experiência do utilizador para o aumento das vendas, segundo a eConsultancy, o design deve ser o mais intuitivo possível. Sabias que uma interface bem concebida pode melhorar as taxas de conversão em 200%?

De facto, as plataformas online transformaram a forma como acedemos ao entretenimento. Mas não basta jogar em qualquer lugar; também se quer que o processo seja fluido. Segundo a UX School, plataformas como a Superbet que oferecem experiências intuitivas e artigos informativos como o "Guia para apostas seguras em esportes" podem melhorar as conversões em cerca de 35%.

E não fica por aí. O Nielsen Norman Group descobriu que empresas que investem apenas 10% do orçamento de desenvolvimento em usabilidade podem aumentar as conversões em cerca de 83%. Atualmente, um grande número de utilizadores acede aos produtos de jogo através de dispositivos móveis, por isso, otimizar para dispositivos móveis também ajuda a manter a relevância. Segundo a Geniusee, se 83% dos utilizadores tiverem que fazer muitos cliques para encontrar o que procuram, é provável que abandonem o site.

Como implementar a usabilidade?

Ser intuitivo

Constrói todos os elementos de acordo com princípios de lógica básica para que os visitantes não precisem de muito tempo para compreender a tua marca. Ao projetar, pensa sempre em como os utilizadores percebem as ações.

Por exemplo, ao veres o ícone de uma lupa, o que provavelmente pensas é numa função de pesquisa. Mas e se esse botão fosse um quadrado com um X? A maioria das pessoas hesitaria em clicar, pois não saberia ao certo para que serve.

Ser previsível

Apesar de a previsibilidade nem sempre ser a melhor opção, no caso de interfaces, ela é uma mais-valia. Imagina um utilizador que chega à tua plataforma e entende de imediato o que cada ação representa.

Isto pode aumentar o envolvimento, o que é um ponto positivo para o site. Se um recurso parece um menu, ele deve realmente funcionar como um; se é um slider, deve movimentar algo, e assim por diante.

Minimalismo

Apresentar demasiada informação ao mesmo tempo pode confundir os utilizadores. Ao mesmo tempo, interfaces muito preenchidas dificultam a compreensão. O minimalismo ajuda a ser direto ao ponto. Não é necessário usar três frases quando uma basta.

Este tipo de design também melhora a velocidade de carregamento do site. Se um site demora mais de três segundos para carregar, a taxa de abandono pode aumentar até 40%.

Conclusão

Com o aumento da concorrência na indústria de jogos, que ações estás a tomar para te destacares? Muitos especialistas acreditam que sites bem desenhados podem realmente ajudar as empresas online a melhorarem a sua competitividade. Isso explica porque muitas plataformas, incluindo a Superbet, estão a seguir este caminho — e é provável que esta tendência se mantenha.