Publicado em 03/11/2024 às 22:28, Atualizado em 06/11/2024 às 01:43
Embora alguns jogadores possam ter uma opinião diferente, no final das contas, os PCs com Windows ainda são melhores plataformas de jogos, tanto para antigos quanto novos, do que os consoles.
Você pode concordar ou discordar dessa afirmação, mas no restante do artigo, abordaremos seis motivos pelos quais jogar em um computador Windows é uma solução melhor do que em todos os consoles, especialmente os mais recentes.
1- Os jogos em um PC podem ser modificados/melhorados com diferentes mods, enquanto em consoles eles não podem
Um dos motivos pelos quais os jogos são melhores em computadores, especialmente quando falamos de computadores com o sistema operacional Windows, são os mods. Embora alguns digam que os mods não são essenciais para nenhum jogo, o que é verdade, o que também é verdade é que os mods aumentam a qualidade do jogo. Tomemos como exemplo Resident Evil 2 Remake.
Por causa dos filtros que você não pode ativar nas opções regularmente, o jogo parece estranho e desgastado sem mods. A imagem está pálida e tudo parece pouco natural. Você pode corrigir isso instalando um mod, que só pode ser instalado na versão Windows do jogo. Se você estiver jogando em um console, terá que se conformar com o que tem.
Mas graças à criatividade de diferentes desenvolvedores, há um grande número de mods, que diferem: desde os cosméticos, que são usados para adicionar novas roupas para personagens ou novas armas, até mods que podem melhorar ou simplesmente mudar a aparência do jogo.
Resident Evil 2 com e sem o mod Reshade são como se fossem dois jogos diferentes. O jogo com o mod ativado é muito melhor em contraste, cores, luz e sombras em comparação com a versão padrão do jogo. Com o mod Reshade habilitado, a qualidade do jogo é muito maior.
Se esse é o caso de Resident Evil, você pode imaginar como os mods moldaram alguns dos títulos mais famosos. Vamos pegar o Counter-Strike como exemplo. O jogo de tiro mais famoso da história dos jogos comemorou o 25º aniversário do lançamento de um mod para Half-Life em junho. Este mod transformou completamente os jogos competitivos de tiro em primeira pessoa ao fomentar comunidades, criar memórias, estabelecer o maior eSport de todos os tempos e pressionar as casas de apostas online a oferecer uma ampla gama de mercados de eSport; como resultado, aqueles apresentados no Bookmaker-expert.com/pt/ tornaram-se conhecidos como os mais confiáveis do setor.
Os fóruns estão cheios de experiências compartilhadas de jogadores jogando o modo Half-Life em consoles e depois em PCs, dizendo que tiveram muita dificuldade para jogar, por exemplo, o Orange Box para Xbox 360, achando que era um jogo extremamente superestimado e ruim. Então, quando eles passaram a jogar no PC, eles realmente entenderam por que tantas pessoas acharam esse mod e o jogo CS incríveis.
2- A compatibilidade com versões anteriores torna a plataforma Windows muito à frente de qualquer console moderno
Se você quer jogar não apenas títulos novos, mas também os antigos, a plataforma Windows, ou seja, computadores Windows, é melhor para isso.
Digamos que você queira jogar um jogo antigo de 2002. Você dificilmente conseguirá jogar esses jogos em novas plataformas, especialmente no PlayStation 5 e no Xbox Series X ou S, mas poderá jogá-los sem problemas em um computador Windows.
É um fato inquestionável que a plataforma Windows está muito à frente dos consoles, especialmente os mais novos, no que diz respeito à compatibilidade com versões anteriores. Qualquer jogo que você queira jogar, seja de PS3, PS2 ou PS One, ou talvez um jogo de Nintendo, Super Nintendo ou Sega Genesis, você pode jogar no seu computador. Você só precisa baixar o emulador apropriado e, se você tiver o jogo, pronto.
Se você quiser jogar jogos de PlayStation 3, precisará de um computador mais potente, já que o emulador para esse console é bem exigente, mas no geral, você pode jogar centenas de títulos em um computador Windows comum hoje em dia. Agora tente jogar um jogo do PS One no PlayStation 5. Mesmo que você consiga, terá que pagar mais por isso.
Sem mencionar que a lista de jogos do PlayStation One que você pode jogar no PS5 é muito limitada. Por outro lado, se você tem um jogo de PS One e quer jogá-lo no seu PC, você só precisa baixar um dos emuladores disponíveis e configurá-lo rapidamente. Para piorar a situação, os jogos que você joga por meio de emuladores sempre terão uma aparência muito melhor do que os originais, que você jogou antigamente nos consoles originais.
3- Você pode encontrar, por um preço muito mais baixo, toneladas de jogos para PC com Windows que você compraria para consoles
Os jogos sempre foram caros. Mesmo na época dos consoles antigos, como Nintendo e Super Nintendo, os jogos custavam US$50 ou mais cada. Hoje, os jogos são ainda mais caros, e isso é algo que é sentido especialmente pelos jogadores de console.
Mas se você quiser comprar um jogo e quiser economizar muito, você poderá fazer isso muito mais facilmente se comprar um jogo para PC Windows. Graças a sites como Kinguin, G2A ou GOG, você pode encontrar um grande número de títulos novos e antigos a preços muito acessíveis. Não compre jogos no Steam, embora possa haver descontos diferentes lá também.
Se você quiser economizar dinheiro e jogar em um computador Windows, visite um dos muitos sites onde você pode comprar o jogo, geralmente a preços muito mais acessíveis. Embora os proprietários de consoles também recebam descontos diferentes, que geralmente são sazonais, a situação é incomensurável com o que os proprietários de PCs têm à disposição.
4- Os exclusivos atuais do console simplesmente não têm aquele “ingrediente secreto”
Isso é muito subjetivo e temos certeza de que muitos discordarão disso. Principalmente a população gamer entre 14 e 20 anos discordará, mas se, por exemplo, olharmos para os títulos exclusivos vendidos para PlayStation 4 e PlayStation 5, os últimos exclusivos simplesmente não têm aquele “ingrediente secreto”, para colocar dessa forma, que faria um jogador mais velho e experiente comprar um novo console.
Sem mencionar a situação em 2000, quando o PS2 apareceu no mercado: era drasticamente diferente do que temos hoje. Metal Gear Solid: Sons of Liberty (mais tarde lançado para a plataforma Windows, como Substance), Silent Hill 2 (mais tarde lançado nas plataformas Windows e Xbox como Silent Hill 2: Director’s Cut e Silent Hill 2: Restless Dreams, juntamente com materiais de DLC adicionais, enquanto o Silent Hill 2 padrão foi lançado apenas para PlayStation 2), ISS Pro Evolution Soccer 3, Ratchet & Clank, Jak and Daxter, Devil May Cry, Ico, Final Fantasy X e Shadow of the Colossus são apenas alguns dos exclusivos que foram lançados para PS2 e que atraíram um grande número de jogadores.
Como ele se compara ao PS5 e ao Xbox Series X hoje? A resposta é fácil.
5- Maior seleção de controles
Enquanto alguns escolhem um controle do Xbox One ou PS4, muitos jogadores gostam de ter essas opções à sua frente. Com consoles, você está limitado a 1-2 controles que pode usar com aquele console. Os computadores Windows têm mais de dez controles para escolher.
E se quiser, você também pode usar controles para Xbox 360, Xbox One, PS4 e PS5, além de muitos clones, que fazem a mesma função, mas custam menos.
6- Jogos Indie são outra razão pela qual jogar em computadores Windows é preferível
Outro motivo pelo qual preferimos jogar em computadores Windows e por que preferimos Windows a consoles são os jogos indie. Hoje, se você tem uma ideia e sabe desenvolver um pouco, é bem fácil fazer um jogo. Pelo menos é mais fácil do que era há 15 anos ou mais. Se você for criativo e souber programar, poderá criar ótimos jogos. Você não precisa de uma grande equipe de pessoas para isso.
Alguns jogos, que vendem muito bem e se enquadram no grupo de jogos indie, foram projetados por indivíduos. Se, por exemplo, você gosta de jogos de terror, certamente já jogou alguns jogos indie, que são de altíssima qualidade e podem ser recomendados: Tormented Souls, Alisa, Conscript, Crow Country, Outlast…
Palavra final
No geral, achamos que um PC ainda é uma plataforma significativamente melhor para jogos do que um console. Mas essa é apenas a nossa opinião. E isso não significa que os consoles não tenham algumas de suas vantagens. Mas falaremos sobre isso em outra ocasião.