Buscar

A Palavra de Deus: fonte permanente de profunda oração; por Vinícius Simões Nunes

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes

A Palavra de Deus, que guia o homem que nela crê e que dela recebe bênçãos sem fim, se fechada é somente um livro, ou conjunto de livros fixados por um "cânon", mas se aberta são os lábios do próprio Deus a nos falar.

Para muitos é um objeto de devoção, para outros, um amuleto sagrado, que evita males apenas por "estar presente no ambiente", para outros ainda é objeto de estudo, livro a ser estudado fisicamente e historicamente, mas não a ser levado a sério, mas, a um Cristão orante, deve ser fonte funcional, perfeita e eficaz de oração.

Na antiguidade, antes dos primeiros meios de impressão, as tábuas da lei, eram lidas e pregadas pelos profetas, deste modo vemos a urgência da eficácia de reprodução dessas sagradas escrituras e disponibilidade das mesmas para que mais e mais pessoas a conhecesse, vemos que pela pregação dos profetas, podemos entender que este ministério, o de pregação da palavra é um dos mais antigos da história do povo de Deus, na história religiosa cristã os pregadores, diante do erro do povo, com seus lábios purificados por brasas ardentes, anunciavam a salvação, o arrependimento do pecado perante a Deus através das leis religiosas, também anunciavam de Deus suas promessas e seu grande poder.

Hoje, a Bíblia Sagrada, além de fonte permanente de doutrina e de culto a Deus, de hábitos que devem fazer parte da vida cristã, também conecta Deus com seu povo e o povo de Deus ao seu criador e Senhor, já que nesta, existem diversas orações que podem ajudar o cristão a orar a Deus, na dificuldade, na alegria do louvor, na suplicante intercessão, de forma clara e sobre isso, brevemente iremos falar: a oração pela bíblia sagrada.

Certa vez por exemplo li: "a nossa oração é imperfeita" e é meus irmãos, por isso, imagine você caro leitor, como eram as orações dos profetas, dos discípulos, de Maria, a Imaculada, e mesmo como orava Jesus Cristo o Senhor, que através da doutrina, da fé e da tradição, oravam a Deus sabendo a quem estavam dirigindo-se. Nisso, quando oramos a exemplo deles, os Salmos, os cantares, os versículos isolados que nos ajudam a entrar em comunhão com o céu, exercermos mais um ministério fecundo e antigo na igreja, o de intercessor, pois, quem ora com a Bíblia Sagrada não erra, isso falando em termos de orar pelo outro, em favor de uma causa geral e particular, dos outros, quando oramos por nós mesmos, no que devemos melhorar e promover concerto com Deus a Igreja dá uma forma muito antiga, a leitura orante da palavra de Deus, que para os que não conhecem, consiste em analisar, contemplar, estudar e praticar.

O que o texto diz (qual o contexto e conteúdo)?

O que o texto me diz (algo particular entre eu e a palavra)?

O que o texto me faz dizer a Deus(a minha resposta para Deus em oração)?

A contemplação (momento de entrar em comunhão com Deus, não sendo mais necessárias palavras).

O que hoje é indispensável e não admite desculpas e desde o século 19, após o Concilio Vaticano Segundo, pode-se encontrar é buscar a palavra e buscar estudar tudo o que dela provém.

Certa vez, conduzindo uma oração de renúncia de forma voluntária no antigo grupo de oração Santa Rita, Deus me deu uma revelação e eu prontamente a proclamei: "fale do meu amor" "fale da minha palavra" e basicamente igual o que foi dito, hoje eu digo a vocês o que disse Deus na ocasião, transcrevendo brevemente: A palavra de Deus funciona, as nossas orações funcionam, seja no nosso trabalho, nos estudos, nas mais diversas áreas de nossas vidas. Quem com a palavra ora não peca, a palavra ajuda a educar os filhos, a edificar a casa, cuidar da saúde, administrar as finanças, digo isso por que muitas vezes e genuinamente repito o que disse naquela reunião de oração, temos o costume de acreditar desacreditando, acreditar mas buscando outros meios, mas atesto a você, a doutrina cristã, a propagação do evangelho e a oração bíblica é fonte de benefícios e ponte que une as pessoas, se acontece o contrário e falha humana, e atesto também, as nossas orações, feitas e oradas como Jesus orou, é fonte permanente de vida plena e vida próspera, por isso, a exemplo de Cristo Jesus, o Senhor, oremos: Pai-Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nós daí hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas, livrai-nos do mal, amém! (Vinícius Simões Nunes: Membro da Pastoral da Liturgia da Comunidade São João Calábria em Nova Andradina-MS).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.