Publicado em 08/08/2024 às 09:20, Atualizado em 08/08/2024 às 13:23
Que não é novidade! Sabemos que Nova Andradina, desde o ano 2012, conta com um Santuário Diocesano, em honra ao Imaculado Coração de Maria. O templo, que antes sediava a igreja matriz da cidade, foi elevado a Santuário, após a divisão da Diocese de Dourados para o surgimento da Diocese de Naviraí.
O Imaculado Coração da Virgem Maria, tão amado e devotado pelos cristãos, ganhou notoriedade e as orações fervorosas em busca de curas e milagres através da devoção mariana, impulsionaram cristãos a acreditarem. Jesus Cristo, Nosso Senhor, com suas bênçãos e graças, deu a este solo sagrado - como costuma dizer o padre Celso Cruz - suas abundantes bençãos.
Há quem se devote aos pés da Virgem Maria, como irmãos que são devotos da Virgem Maria dos pés ligeiros, há cristãos que se envolvem nos mistérios das Mãos Veneráveis de Jesus, com suas Santas Chagas, mas a nós, ficou reservado o Coração de Maria, lugar quente de aconchego e do choro dos fiéis arrependidos e decididos a uma vida nova.
Ao passo que Nossa Senhora e Jesus Cristo, esse primeiramente, deram suas bênçãos, a transição começou e as atividades de Igreja Matriz, que continuaram e continuam, permaneceram, mas hoje somente geograficamente, pois de pouco a pouco, de moção em moção, Deus transformou, como sempre faz nos milagres bíblicos, esse local, em Santuário, pensado em sua onisciência, desde a eternidade, e preparado para nós cristãos deste tempo.
A Virgem Maria pode ser estudada com profundidade, seu Coração Venerável também, mas, me atento a dizer e me dirijo aos fiéis mais simples, que aquilo que se coloca no Coração da Mãe, pelas mãos de Jesus e intervenção de Deus, se realiza sem demora e as graças caem sem descanso.
A primeira imagem desta cidade, que acolhe os irmãos que adentram ao Santuário pela porta central, foi doada pela esposa de Antônio Joaquim de Moura Andrade, desbravador desse município, permanecendo na sede até hoje embelezando a "Casa dos Santos". Já a segunda imagem, vinda em pequeno avião, chegou no ano 2012, fazendo jus às suas graças, vinda do céu!
A paróquia do Imaculado Coração de Maria, hoje, Santuário Diocesano, é mãe de duas outras comunidades, que agora são paróquias, a São José e a São Vicente de Paulo. As orações feitas neste templo abençoam a toda a região, e uma Diocese que se compromete a ir além, no ato de auxiliar Jesus a ir adiante, na evangelização e na salvação das almas, dos viventes e daqueles que purgam, a quem se destinam nossas orações.
Grupos de oração, novenas perpétuas com temas em série, adoração a Jesus no Santíssimo Sacramento, devoções diversas, santos rosários e momentos intensos de intercessão, que acontecem desde sempre nessa paróquia, só ganham força e o cristão sabe onde pode se refugiar.
Com esse breve relato, o convite é lançado a você leitor, que deseja se aproximar desta comunidade e devoção. Não fique de fora. A graça permanece e não tem tempo pra terminar, venha rápido, a mãe tem pressa em contemplar você.
Santas-Missas todos os dias às 19h. Oração do santo terço todos os dias às 18h15. Aos domingos, santas missas também às 9h. Grupo de Oração Magnificat às terças-feiras a partir das às 19h30. Missa da Novena Perpétua em Honra ao Imaculado Coração de Maria às quartas-feiras a partir das 19h. Missa com benção do Santíssimo Sacramento às quintas-feiras a partir das 06h e das 19h, com adoração durante todo o dia. (Vinícius Simões Nunes - membro da Pastoral da Liturgia do Santuário de Nova Andradina).