Buscar

Artigo: São João Calábria, pobre servo da Divina Providência

Cb image default
Imagem: Arquivo / Divulgação

São João Calábria, homem de fé e de um silêncio em Deus traduzido em grande e incontáveis obras, nasceu no dia 08 de Outubro de 1873 em Verona- Itália, e viveu até o ano de 1954 quando faleceu no dia 04 de dezembro. Foi declarado beato e em 17 de Abril de 1988 recebeu o título de santo, elevado aos altares da Igreja Católica em 1999.

Sua devoção propagou-se muito antes de sua beatificação e canonização, pelo fato de num mundo de tantas desigualdades, um homem simples e desprovido de qualquer regalia, confiar em Deus, depender eternamente de sua providência e misericórdia, neste tempo e no vindouro já nos céus, e admirável.

Nova Andradina, logo após a sua principal devoção, do Imaculado coração de Maria, devotou também seu coração, orações e preces a Calábria, já que por mais de 30 anos, teve como lideranças sacerdotais os Pobres Servos da Divina Providência, em sua congregação muito presente e importante na cidade e região, despedindo-se deles, para outras missões em 20 de dezembro de 2021.

A cidade conta também com o jazigo, contendo o corpo de padre Odorico Felippo PSDP (in memória) e, além disso, um grupo vasto de fiéis que cultiva a devoção através da sua participação efetiva na igreja: os Leigos Calabrianos, também um grupo juvenil, fundado por Irmão Josimar Ferraz PSDP: Grupo de Jovens Calabrianos Evangelhos Vivos, que difunde a devoção, oração e a santidade de Calábria, que em Jesus encontrou o sentido de sua missão e uma Comunidade Católica dedicada a São João Calábria, que nestes dias ainda, festejou seu padroeiro, vivendo entre os dias 05 a 07 de outubro o seu tríduo e Solenemente o Dia de São João Calábria, 08 de outubro, numa festiva celebração Eucarística, que clamou bênçãos providenciais para toda a Cidade Sorriso e o Vale do Ivinhema.

Também, recentemente, a Comunidade Matriz Santuário Diocesano Imaculado Coração de Maria recebeu o Casante da Congregação dos Pobres Servos, padre Massimiliano Parrella e o delegado padre Jaime Bernardi, que também foi pároco e reitor de paroquia e Santuário, padre Jose Haroldo Medeiros que atua na Paróquia de Batayporã, mas já esteve neste município como vigário, transformando esse momento celebrativo em comunhão fraterna, junto ao padre Celso Vieira da Cruz, missionário redentorista e atual pároco e reitor.

A devoção a Calábria não poderia ser diferente de sua vida, é simples, sem grandes sacrifícios, mas com sacrifícios menores a todos os dias, em tudo ser "evangelho vivo" e usar de todas as situações para envagelizar. A devoção não para no servo de Deus, hoje santo, ela passa por ele, é ensinada a muitos por ele, como todas as devoções da Igreja Católica, são mecanismos para a intimidade com Deus, e daí talvez a humildade da Igreja, de entender que Deus de tão grande, santo e forte, não se pode ser alcançado sem profunda contrição e profunda humildade, faz o homem se abandonar no exemplo de um irmão para alcançar a Deus, já que Deus mesmo, nunca poderemos ser, então tentar ser como alguém, um mártir, um bem aventurado, um santo, que viveu acima da espiritualidade encontrada em nós mesmos, a devoção a Calábria consiste em escuta a Deus, através da oração e do evangelho, obediência, e missão, pois como diria São Paulo Apóstolo: O que aprendestes de mim, ensina aos outros.

No último ano, já gozando da presença da espiritualidade do Santíssimo Redentor, com os padres redentoristas à frente da paróquia e do Santuário, tivemos a cereja do bolo, o milagre da última hora, as relíquias de segundo grau de São João Calábria passando por aqui, no Santuário Diocesano e logo após em grande carreata indo a Comunidade de seu dono, onde aconteceu a Solene Missa que apresentou ao povo as relíquias de São João Calábria, seguindo para a Paróquia Santo Antônio de Pádua de Batayporã.

A você leitor que vive numa peleja constante e não vê saída, as dívidas, os sonhos, a escassez espiritual, a necessidade do exercício dos dons ou de ser contemplado com um dom, rogue orando a São João Calábria, que viveu "um oitavo acima" da nossa espiritualidade, pedindo providência de Deus e solução para os problemas, ore com fé essa oração.

"Dai-nos o vosso Espírito, para que torne o nosso coração disponível à vossa vontade. Fazei que amemos os irmãos, sobretudo os mais pobres e abandonados, para chegar um dia, juntamente com eles, à alegria eterna, onde nos esperais com Jesus, vosso Filho e Nosso Senhor."

A coordenação dos Pobres Servos da Divina Providencia, como já em uso da tribuna dissera, agradece a todos os presentes e convida a todos para se unirem a comunidade em suas próximas programações. Santas Missas Comunidade São João Calábria: sábados às 19h30, domingos às 7h30. Grupo de jovens: sábados às 17h30.

São João Calábria, rogai por nós! (Vinícius Simões Nunes - Membro do grupo de jovens Calabrianos Evangelhos Vivos - Setor juventude - Nova Andradina-MS).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.