Publicado em 28/10/2021 às 06:00, Atualizado em 28/10/2021 às 19:16
Recentemente, um relatório divulgado pelo banco JPMorgan, para os seus clientes, nas últimas semanas, afirma que existe uma grande preferência por parte de investidores institucionais de utilizar o Bitcoin ao invés do ouro como forma de se proteger da atual inflação.
Para os analistas desse banco, a recente alta do preço do Bitcoin foi impulsionada porque a moeda foi adotada por instituições como forma de proteção contra a inflação. Isso aconteceu, afinal de contas, porque a criptomoeda tem se mostrado uma opção mais adequada do que o ouro para quem deseja esse tipo de evasão.
A preferência pelo Bitcoin em relação ao ativo de ouro acabou acontecendo por conta da renovada crença de que a tecnologia por trás dos ativos digitais tem muito futuro. Isso aconteceu principalmente porque diversos personagens importantes dentro do setor financeiro internacional já mostraram grande interesse no ativo, e inclusive, os Estados Unidos já anunciou que não planeja proibir o uso da criptomoeda.
Além de tudo isso, os investidores também estão animados porque uma nova tecnologia, chamada Lightning Network, tem sido adotada amplamente. Isso acontece porque ela consegue baratear e também acelerar as transferências de criptomoedas, solucionando, dessa forma, um problema já bem conhecido no setor de pagamentos com moeda digital.
Segundo o relatório, o movimento desses grandes investidores voltando para o Bitcoin está ligado também a uma perspectiva de que haverá uma valorização enorme do ativo em relação ao ouro. Até o momento, em 2021, a moeda digital já cresceu mais de 90%, enquanto o ouro acumulou perdas de cerca de 7%.
O que isso significa para o mercado?
O retorno desses grandes investidores é muito importante para o mercado, já que ele vai oferecer um novo panorama para a moeda, e a sua aceitação dentro do mercado também será mais ampla. De forma geral, o Bitcoin é uma moeda com alta volatilidade, o que significa que ela tem a capacidade de se recuperar rapidamente de quedas.
Diferentemente do ouro, que possui uma volatilidade baixa, e dessa forma pode levar muito tempo para se recuperar, o Bitcoin acaba sendo uma alternativa muito mais atrativa como reserva de valor. Além disso, o investidor consegue até mesmo lucrar com a variabilidade de preço do Bitcoin.
O Bitcoin passou por momentos difíceis esse ano, como a proibição do uso da moeda na China e também o fato de algumas empresas terem deixado de utilizá-lo como moeda, o que é o caso da Tesla. Entretanto, vários outros fatores fizeram com que a moeda voltasse a subir, como por exemplo, o fato de El Salvador ter sido o primeiro país no mundo inteiro a aceitá-lo como moeda de troca.
Como você pode usar isso a seu favor?
Se você quer ter bons resultados em seus investimentos em Bitcoins, é recomendado que, antes de mais nada, você estude bastante. A melhor forma de comprar Bitcoins e ter rendimento, segundo a plataforma Immediate Edge, é prevendo o movimento desses grandes investidores, já que essa grande chegada de capital geralmente faz com que o preço da moeda acabe disparando completamente.
Em outras palavras, se você comprar o ativo antes que esses investidores de alto potencial façam a mesma coisa, você vai conseguir ter bastante lucro com o aumento da moeda. Entretanto, também é importante que você esteja consciente da movimentação de saída, já que pode ser que o preço do ativo caia totalmente.
O Bitcoin sempre foi uma boa opção para quem quer utilizar o ativo como uma reserva de valor, protegendo o seu capital da inflação nacional. E não apenas grandes investidores podem fazer isso, até mesmo você, no seu dia a dia, pode fazer isso para conseguir se proteger.
Claro, começar a investir em Bitcoin pode ser um pouco assustador no começo, afinal de contas, é um mercado que para muitas pessoas é novo, mas ele oferece também diversas oportunidades, que podem fazer com que tenha bons rendimentos dentro do setor.
Recomendamos que você procure também por uma boa corretora, e compre uma carteira de hardware confiável, onde você vai poder guardar os seus ativos e utilizá-los apenas para negociar quando achar que é um bom momento para isso.