Publicado em 07/05/2023 às 16:31, Atualizado em 07/05/2023 às 20:44

Campeões do Torneio de Xadrez realizado em Nova Andradina foram definidos

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação

Neste sábado (06), foi realizado o “1º Torneio de Xadrez entre Amigos do Vale do Ivinhema”, cujo patrocínio foi feito pela Prefeitura de Nova Andradina, através da Fundação de Esporte e Lazer (FUNAEL), o qual reuniu 43 enxadristas no total. A competição foi realizada no sistema suíço, no qual todos participantes disputaram cinco rodadas e os vencedores foram aqueles que somaram mais pontos.

A professor Rose Costa, uma das organizadoras do evento enxadrístico, pontua que a competição superou as expectativas pelo grande número de participantes. Ela ainda destacou o relevante trabalho de base da Fundação de Esporte e Lazer do município junto ao público infanto-juvenil com a perspectiva de aliar xadrez às disciplinas escolares. De acordo com a educadora, “a grande maioria dos vencedores do torneio realizado hoje nas categorias infantil e juvenil são atletas que participam do treinamento da FUNAEL”.

Diversos estudos científicos mostram os benefícios da prática constante de xadrez, entre eles podem-se citar os seguintes: melhora da concentração, aumento da disciplina, aprimoramento da maturidade intelectual, auxílio nas disciplinas de exatas no ambiente escolar, aperfeiçoamento na tomada de decisão, reforço no raciocínio rápido, melhora da saúde mental, promove confiança, exercita o cérebro e também proporciona convívio pacífico e harmonioso com outras pessoas.

Os recentes torneios de xadrez realizados em Nova Andradina têm tornado a cidade referência como polo da comunidade de xadrez no Estado, credenciando para sediar jogos oficiais da Federação Estadual de Xadrez por pontuação com rating. O xadrez desperta a curiosidade de todas as pessoas e é considerado um esporte democrático porque, independente da idade ou gênero da pessoa, todos competem em condições de igualdade.

O xadrezista mais conhecido atualmente e com a maior rating de xadrez no mundo é o norueguês Magnus Carlsen, cujo número de pontuação é de 2853 pontos. Ninguém sabe ao certo, mas acredita-se que o xadrez tenha sido inventado na Índia há quase dois mil anos. Nos dias atuais, o xadrez tem se popularizado graças aos aplicativos de smartphones nos quais é possível jogar partidas de forma on-line com outras pessoas e até mesmo contra programas de computador.

Confira abaixo os vencedores do torneio por categoria:

Na categoria adulto masculino, os vencedores foram:

1° Pablo Diego Barros de Jesus

2° Jorge Luiz Jodai

3° Orlando Silvestre Filho

Adulto feminino:

1° Tainara Acauana Bispo da Silva

2° Larissa Mesquita Redigolo

Infanto-juvenil masculino (12 a 14 anos):

1° Weslley Davi dos Anjos

2° Arthur Lopes Gill

3° Edson Vitalino Porciúncula Silva

Infanto-juvenil feminino (12 a 14 anos):

1° Maria Sandra Araújo Paz

2° Maria Elisa Torres Porciúncula Silva

3° Ana Lívia dos Santos Oliveira

Infantil masculino (7 a 11 anos):

1° Gustavo de Sá Tavares

2° Mateus Rafael Mendes Sobrinho

3° Arthur Batista de Assis

Infantil feminino (7 a 11 anos):

1° Olivia Imani dos Santos Silva

2° Cecília Barcelo Rezende

3° Summer Alexa Marque