A plataforma do Instagram se tornou muito mais do que uma rede social, principalmente pelo seu alcance e sua influência na vida das pessoas.
Seja entre os jovens ou até mesmo entre os mais velhos, todos estão constantemente preocupados em produzir conteúdo para o Instagram e ganhar novos seguidores.
De acordo com a Statista, o Instagram já possuía 1 bilhão de usuários ativos em 2018, com a pandemia de 2020 e a aceleração da transformação digital esse número deve ser ainda maior nos dias atuais.
Todo o engajamento da rede e o número expressivo de usuários servem como atrativo também para as marcas.
É muito difícil encontrar alguma loja virtual ou loja física que ainda não tenha aderido ao Instagram comercial como estratégia de marketing ou até mesmo como mais uma plataforma de vendas.
Mas para que isso funcione, é preciso ter um número significativo de seguidores, possibilitando um maior alcance das publicações.
Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para conseguir mais seguidores e alcançar novas pessoas no Instagram, de forma orgânica e gratuita.
A evolução do Instagram
O Instagram foi lançado em 2010 como um simples aplicativo para compartilhamento de fotos. Criado por Kevin Systrom e Mike Krieger, a rede social já ganhou proporções inimagináveis em apenas um mês e se tornou um dos aplicativos mais promissores da App Store na época.
Hoje em dia, o Instagram se tornou um dos aplicativos mais populares no mundo e um dos mais utilizados entre os brasileiros. Para os negócios, a rede social se tornou uma das principais ferramentas de marketing, vendas e principalmente engajamento com os clientes.
Além disso, os meios de monetização do Instagram são cada vez maiores. Para os criadores de conteúdo e influenciadores digitais as oportunidades são inúmeras, por meio de posts patrocinados, vídeos no IGTV e publicidade no stories.
Com o perfil comercial, todos os nichos do mercado também aderiram ao Instagram como forma de alcançar um público maior e gerar mais visibilidade.
Para quem possui loja virtual(se você não tem, recomendamos criar a sua) ou qualquer outro tipo de negócio digital, o Instagram é fundamental para atrair clientes e aumentar o tráfego de possíveis clientes.
Vantagens de ter muitos seguidores
A maioria das pessoas está em constante busca por mais seguidores no Instagram e uma audiência maior nos stories. Se preocupar com o número de seguidores e likes nas fotos é um fato muito comum nos dias atuais.
De acordo com estudos feitos na Universidade da Califórnia, quando recebemos um feedback positivo nas redes, seja uma curtida ou uma mensagem direta, ocorre uma descarga de dopamina, o neurotransmissor relacionado ao humor e ao prazer.
Pensando em perfis comerciais, a importância de ter muitos seguidores não se trata de uma questão egóica ou neurofisiológica e sim uma questão profissional.
Ter um número significativo de seguidores garante maior alcance para os seus produtos, maior visibilidade para a marca e aumenta expressivamente o número de vendas.
Se você possui um e-commerce, loja virtual, ou qualquer tipo de negócio, é muito importante estar atento à quantidade de seguidores do seu perfil e ficar ligado aos dados de engajamento do seu Instagram comercial.
Um número alto de seguidores garante mais autoridade para sua empresa e reforça a credibilidade do seu negócio, pois contas comerciais com muitos seguidores passam maior confiança ao consumidor.
Além disso, contas com mais de 10 mil seguidores possuem vantagens em alguns recursos como o “arrastar pra cima”. Com essa ferramenta é possível inserir links nos stories, com acesso muito mais rápido e prático.
Essa é uma das formas mais certas de divulgar o site da marca, alguma promoção da sua loja virtual ou qualquer outra informação importante.
Conheça seu público-alvo
Muito mais do que ganhar seguidores, é preciso mantê-los. No caso das contas comerciais, a primeira dica para obter mais seguidores e possíveis clientes é conhecer o público-alvo da marca.
Entender e investigar sobre quem são essas pessoas, qual o comportamento desse cliente, idade, gênero, seus hábitos de consumo, local em que mora e principalmente como ele se comunica é mais do que fundamental.
Absolutamente toda a subjetividade desse público irá somar para uma estratégia de marketing ainda mais positivo no Instagram e garantir mais seguidores.
Produzir conteúdo focado em um grupo de pessoas específicas é muito mais vantajoso e uma forma de atrair os seguidores certos. Invista em pesquisas que abordam as principais características do seu público-alvo e estude a fundo todas as informações obtidas.
O Instagram possui inúmeras ferramentas que facilitam esse processo e ainda garante maior engajamento com o seu público. Uma boa opção é fazer enquetes nos stories, questionários que incluam as particularidades desses seguidores e até mesmo votações acerca do conteúdo postado.
Tudo isso irá garantir maior conhecimento de público, facilitar nas estratégias de marketing, na criação de conteúdo e automaticamente atrair novos seguidores.
Faça parcerias
Fazer parceria com outras marcas ou com influenciadores digitais é outra forma inteligente de atrair novos seguidores. Os influenciadores possuem grande visibilidade no Instagram e é uma forma de atingir novas pessoas, que se identificam com seu perfil.
Contudo, é muito importante analisar e escolher a marca ou influenciador certo, que possui um público parecido com o seu ou que utilize o seu produto.
Essas parcerias funcionam como uma vitrine no Instagram, com o influenciador ideal é possível gerar um engajamento muito alto e atrair centenas de seguidores.
Use hashtags estratégicas
As hashtags são a melhor forma de fazer o seu perfil ser descoberto por outras pessoas e consequentemente novos seguidores. Por isso, não economize na hora de colocar hashtags, pois elas devem estar presentes nos posts, stories e comentários.
As hashtags certas são aquelas relacionadas ao seu nicho de mercado, seu produto, sua imagem e o propósito da sua marca. Ou seja, a hashtag funcionará basicamente como uma palavra-chave, para atrair possíveis clientes que pesquisarem sobre aquele assunto.
Uma dica importante é estudar o perfil de marcas parecidas com a sua ou contas semelhantes que possuem muitos seguidores, estar atento às hashtags utilizadas e quais possuem maior acesso.
Diversifique o seu conteúdo e interaja com os seguidores
A plataforma do Instagram é antes de tudo um meio de se relacionar com outras pessoas, interagir e até mesmo fazer networking. É no meio desse processo que o seu perfil pode alcançar novas pessoas e atrair ainda mais seguidores.
A primeira dica é diversificar o seu conteúdo com as funcionalidades disponíveis do aplicativo. Além de fotos, produzir vídeos interativos no IGTV, vídeos dinâmicos no reels, fazer caixa de perguntas e tudo que esteja integrado aos seus seguidores é muito importante.
Tudo isso irá influenciar de forma positiva no engajamento com as pessoas que já te seguem e aumentar as chances do seu conteúdo ser compartilhado, atraindo mais seguidores. Além disso, estar integrado a sua comunidade no Instagram é também essencial.
Responder comentários, seguir de volta, curtir outras postagens e comentar em outros perfis são formas positivas de se fazer presente na comunidade e ganhar mais seguidores.
Invista em anúncios
A plataforma de anúncios do Instagram está integrada ao Facebook Ads, ou seja, é por meio do gerenciador do Facebook que se cria as campanhas e anúncios.
A criação de anúncios possibilita divulgação do seu produto ou serviço, promoção ou até mesmo a apresentação da sua marca. Além disso, esse tipo de publicidade chega a usuários que ainda não te seguem, o que pode aumentar ainda mais o número de seguidores.
Para isso, é necessário segmentar um público objetivo que tenha interesse na sua marca, ou seja, seu público-alvo.
Esteja atento à imagem do seu perfil no Instagram, a identidade visual da marca, a descrição na bio e até mesmo ao padrão visual das suas postagens, pois tudo isso irá influenciar se haverá um aumento de seguidores ou apenas novas visitas ao seu perfil.
Conclusão
Ganhar seguidores no Instagram nunca foi tão fácil, seja em um perfil comercial ou até mesmo pessoal. Todas essas dicas e estratégias funcionam e são ótimas opções para atrair novos perfis.
Mais importante do que ganhar novos seguidores, é saber mantê-los em longo prazo, por isso é tão necessário a constância de publicações e investir sempre em novas estratégias de marketing, na criação de conteúdo e na interação com seu público.
Gostou das dicas? Agora é só colocá-las em prática, produzir conteúdo de qualidade e buscar se atualizar constantemente.
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