Publicado em 29/01/2021 às 07:13, Atualizado em 29/01/2021 às 16:29
A publicidade e o marketing são áreas em constante mutação, e isso não é novidade para ninguém. Estar ciente das tendências de mercado é tão importante quando o desenvolvimento dos produtos em si – aliás, ambos estão diretamente relacionados e são indissociáveis.
Uma das novas possibilidades que a internet trouxe foi a democratização da emissão de opiniões. Há alguns anos, por exemplo, o trabalho de analisar determinado produto, serviço ou experiência cabia a poucos privilegiados, via de regra jornalistas e/ou experts da área que atuavam como críticos e emitiam uma opinião considerada não apenas embasada e respeitável, mas dona de uma influência enorme sobre como o alvo da análise seria percebido pelo público dali em diante.
Isso ainda existe, de fato, mas agora não são poucos privilegiados, mas sim virtualmente qualquer um com uma voz que quer ser ouvida, e nunca foi tão importante estar ciente dessa tendência. O review é fiel da balança entre os clientes indecisos e deve ser tratado com toda a atenção e cuidado para quem quer fazer uma venda, seja ela qualquer for.
Qualquer coisa pode ser resenhada
Ferramentas como o YouTube e redes sociais como Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e afins podem ser o meio perfeito para virtualmente qualquer um emitir sua opinião sobre virtualmente qualquer coisa e, o mais importante de tudo, ser ouvido, visto e lido por pessoas que estejam interessadas no assunto.
Qualquer segmento mercadológico é um manancial sem fim de material para review de profissionais, entusiastas e amadores apaixonados – tanto que crianças criam contas no YouTube meramente para analisar brinquedos, para se ter noção de quão ampla é a disseminação da “cultura do review”, por assim dizer. É claro, o YouTube tem regras rígidas no que diz respeito a crianças e publicidade, mas isso não impede a garotada de dizer o que pensa sobre o que consome diante da câmera.
Quando se diz que qualquer coisa pode receber um review, de fato é qualquer coisa: desde o mais banal dos produtos (como os já citados brinquedos para crianças) até experiências de uma vida: pontos turísticos internacionais, hotéis cinco estrelas, primeira classe de aviões e assim por diante – a lista é ilimitada.
Mais importante, porém, do que está sendo resenhado, é o impacto que o review tem no consumidor – que é o que interessa aos lojistas, produtores, profissionais de marketing e todos os outros envolvidos nessa cadeia de produção. O mero conceito de review ganhou tanta força que as pessoas passaram a depender dele para tomar suas decisões de compra, sem exageros.
Uma forma de negócio por si só
A ideia de que é possível ganhar dinheiro investindo em reviews de todo tipo foi aceita pelo mercado de maneira irrestrita, uma vez que o poder de venda de qualquer produto ou serviço se vê diretamente relacionado à capacidade de tal produto ou serviço ser bem-avaliado em análises tanto de profissionais quanto de cair nas graças do público geral – que também faz review, não se engane; as avaliações por estrela são o melhor exemplo disso, e valem tanto para uma refeição entregue por aplicativo quanto à experiência de visitar uma exposição de arte, por exemplo.
Aliás, os reviews acabaram se estabelecendo como uma forma de negócios dentro de si próprios. Ao lado do produto avaliado, espaços dedicados especialmente às resenhas, análises e dicas também florescem e geram um novo ciclo de consumo e produção.
Note que isso vale para por exemplo, bens de consumo e também experiências, como se vê na indústria de entretenimento. Centenas de sites de cinéfilos escrevem resenhas dia após dia; apostadores na internet encontram ranking de cassinos online em plataformas como o Inside Casino e assim por diante – não há regra ou limite de possibilidade.
Desde filmes e séries, tudo ganha um review assim que for lançado, e a influência dessa análise afeta diretamente a percepção do que está sendo oferecido no sentido de qualidade. Se duvidar da importância disso, basta pensar consigo mesmo: quando foi a última vez que comprou algo sem ler uma resenha antes ou, no mínimo, ver o número de estrelas na avaliação e dar uma olhada, ao menos, nos principais comentários? Pois é.