Publicado em 23/05/2023 às 15:15, Atualizado em 24/05/2023 às 19:01

Do rádio à internet: conheça a longa trajetória do formato game show de entretenimento

Redação Nova News,
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Imagem de studio4rt no Freepik

Um dos formatos de entretenimento mais tradicionais e consagrados da mídia audiovisual, o game show recusa-se a sair de cena e, mesmo em tantas décadas de trajetória, a sua chama está mais acesa do que nunca na era digital.

Por definição, game show é um gênero de programação de rádio, televisão ou internet no qual competidores ou celebridades jogam determinado jogo que envolve responder a perguntas ou resolver quebra-cabeças — geralmente a troco de dinheiro e/ou prêmios.

Todavia, para que você compreenda com mais profundidade o que isso representa para a indústria do entretenimento em 100 anos de história, vamos fazer uma breve viagem no tempo: que vai desde o rádio até a era da popularização da internet móvel.

O início de tudo, o game show no rádio

Embora a televisão tenha desempenhado um papel significativo na popularização do formato game show, as primeiras atrações do segmento remetem aos primórdios do rádio norte-americano.

Logo, o primeiro modelo transmitido na história do rádio, o programa Brooklyn Eagle Quiz on Current Events, foi idealizado em 1923 pelo extinto jornal diário nova-iorquino “The Brooklyn Daily Eagle”.

A partir daí, a participação em massa da audiência fez com que o segmento se tornasse um produto bastante desejado pelos anunciantes, levando a criação de outros programas de sucesso nos anos seguintes, como a exemplo de Beat the Band (NBC Radio) e The Ask It Basket (CBC Radio).

Uma mudança significativa nos rumos do game show: a sua chegada na televisão

Após 15 anos de exclusividade no rádio, em 1938, o game show estreou na TV. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, o primeiro programa nesse formato não foi transmitido em terras estadunidenses e sim no Reino Unido, com a atração Spelling Bee.

A televisão, como sabemos, é um produto audiovisual com alto poder de mobilizar a audiência a interagir com o anfitrião da atração e os participantes do estúdio. Dessa forma, foi apenas questão de tempo para o programa ganhar notoriedade nos maiores mercados da época.

Com a advento da popularidade, o primeiro boom dos game shows veio nos anos 1950, com muitas redes de televisão exibindo atrações diárias do gênero, principalmente na cena norte-americana.

Nos anos 1970, quando a TV a cabo surgiu como um fenômeno de popularidade no mercado de entretenimento estadunidense, nasceu o programa The Price is Right, da da CBS.

Essa atração já exibiu mais de 9 mil episódios desde sua estreia e mudou para sempre o conceito de game show no mundo, já que The Price is Right é uma das atrações de maior longevidade na história da TV estadunidense.

Da TV para a internet: a nova cara do game show na era digital

Além de ser o agente principal no processo de evolução da forma como as pessoas assistem TV, a propagação de conteúdos de streaming está expandindo o apelo de determinados gêneros de entretenimento a novos públicos. E um deles certamente é o game show.

Sendo assim, o conteúdo está cada vez mais disponível em plataformas de streaming, o que proporciona às pessoas não só a liberdade de assistir quando e onde quiserem, mas também de serem as protagonistas de game shows como acontece nas plataformas de cassino ao vivo, por exemplo.

Hoje, um dos exemplos mais populares na internet é o crazy time, uma divertida atração ao vivo que está presente nas principais plataformas de cassino online do país. Apresentado por crupiês/apresentadores no formato de TV, em Crazy Time nós temos como centro das atenções uma de “Roda do Dinheiro” de 54 segmentos que pode pagar premiações milionárias aos jogadores.

Além disso, toda a ação do jogo é sempre carregada de efeitos especiais baseados no que há de mais inovador em tecnologia remota, proporcionando aos jogadores uma nova forma de interagir com os game shows na internet.

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Imagem de upklyak no Freepik

O cenário de game show no Brasil

Com uma população estimada em 215 milhões de pessoas, de acordo com informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil é um enorme potencial de consumo no mercado de entretenimento.

Não por acaso, tanto na TV quanto na internet, os game shows são sucesso de público e engajamento no País. Podemos tomar como exemplo a atração Quem Quer Ser Um Milionário, quadro semanal do programa “Domingão com Huck”, que tem proporcionado altos índices de audiência à TV Globo.

Como título de curiosidade, vale ressaltar que essa atração é inspirada no programa britânico Who Wants to Be a Millionaire, que também está disponível para ser jogado em tempo real nas principais plataformas de cassino do Brasil.