Publicado em 25/11/2025 às 16:00, Atualizado em 25/11/2025 às 19:21

Espetáculo “Puerpéria” chega a Nova Andradina em circulação pelo MS

Bárbara Ballestero , Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação/Bianca Oliveira

Educ'Art apresenta em Nova Andradina o espetáculo “Puerpéria”, solo interpretado por Déia Fernandes, que mergulha profundamente nas experiências, dores e potências da vivência feminina. A apresentação acontece no dia 27 de novembro, às 19h, no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa, com entrada gratuita.

A apresentação integra a circulação estadual do projeto no Mato Grosso do Sul em 2025, realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundação de Cultura de MS.

Sobre o espetáculo

“Puerpéria” é um solo que atravessa as dimensões físicas, sociais e emocionais do ventre. Na obra, uma mulher sem nome — porque representa muitas — confronta as diversas violências que marcam o corpo feminino. Em cena, Déia Fernandes investiga a placenta como símbolo de nascimento, maternidade e também das imposições e expectativas sociais que recaem sobre as mulheres.

O espetáculo transita entre memórias, traumas, resistências e reconexões. A personagem, um ser em constante transformação, carrega fragmentos de diversas mulheres e enfrenta suas dores mais íntimas enquanto busca libertação das amarras que tentam moldar seu corpo e sua existência.

A dramaturgia conduz o público a um transe sensorial e reflexivo, abordando violências naturalizadas e questionando:

O que significa habitar um corpo feminino em uma sociedade estruturalmente violenta? Como transformar dor em potência? Como romper ciclos sem perder a própria essência?

Com referências ao pensamento de Simone de Beauvoir e outras teóricas feministas, “Puerpéria” provoca, inquieta e convida à reflexão.

Serviço – Espetáculo “Puerpéria”

Local: Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa – Nova Andradina

Data: 27 de novembro

Horário: 19h

Entrada gratuita: retirar ingresso de controle 1h antes da sessão

Indicado especialmente para mulheres

30% dos lugares destinados ao público masculino

Classificação indicativa: 16 anos

Acessível em Libras

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.