Publicado em 14/06/2024 às 15:26, Atualizado em 14/06/2024 às 19:53
Evento terá sede em Ivinhema e contará com ações em Nova Andradina, Angélica, Novo Horizonte do Sul, Campo Grande
As inscrições para a 18ª. Edição do Festival de Cinema do Vale do Ivinhema, FESTIVALI, estão abertas e seguem até 20 de julho para cineastas de todo o país que queriam exibir curtas-metragens no mais tradicional festival de cinema de MS. Há duas categorias disponíveis para inscrição, a geral e a estudantil.
São elegíveis filmes finalizados a partir de 2023 para a categoria de curtas-metragens e 2024 aos curtas estudantis e que tenham até 20 minutos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site www.fundacaonelitocamara.org.br.
O FESTIVALI este ano traz o tema Rio Ivinhema- 25 anos do Parque. O Festival terá sede em Ivinhema e contará com ações em Nova Andradina, Angélica, Novo Horizonte do Sul, Campo Grande e no próprio Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema em Jateí.
A curadoria está a cargo do cineasta Joel Pizzini e produção local Nilda Pereira. O Festival contará com mostra competitiva de curtas-metragens, mostra competitiva de longas-metragens e oficinas de conhecimento audiovisual. Ainda haverá apresentações culturais e exposição itinerante de fotos. A grande homenageada nesta edição é Helena Meirelles, que tem seu centenário celebrado em 2024.
As ações se darão no Galpão das Artes da própria Fundação Nelito Câmara em Ivinhema. Haverá um workshop e uma apresentação de filmes nas demais cidades e no Parque. A exposição de fotos, produzida pela fotógrafa Elis Regina Nogueira, percorrerá os municípios da região.
O Festival de Cinema do Vale do Ivinhema já se consolidou como principal evento audiovisual da região e já trouxe nomes como Zezé Motta e Arnaldo Antunes em suas edições. O apoio financeiro do FESTIVALI é do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através de sua Fundação de Cultura. O Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, que se tornou uma referência ambiental no estado de MS e mesmo antes de ser aberto à visitação indiscriminada de público, é um dos maiores potenciais turísticos da região.