Publicado em 14/08/2024 às 16:32, Atualizado em 14/08/2024 às 20:45
O filme "Inventário das Várzeas" teve uma pré-estreia de grande sucesso no Festival de Cinema do Vale do Ivinhema (FESTIVALI). Filmado no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, o documentário, dirigido por Ricardo Câmara e Maurício Copetti, encheu a sala do Cinelito no último domingo, 11 de agosto. A obra, um média-metragem, retrata o reencontro do indígena José Ofaié com o rio Ivinhema e foi calorosamente aplaudida ao final da exibição.
A pré-estreia fez parte da 18ª edição do FESTIVALI, que acontece entre 10 e 16 de agosto no Galpão das Artes em Ivinhema. O evento contou com a presença dos diretores, além de grande parte da equipe, incluindo o cineasta Joel Pizzini, consultor artístico, as produtoras Juliana Domingos e Brendha Arruda, o assistente de fotografia Renan Braga, o pesquisador Carlos Alberto Dutra, o guardião do Parque Reginaldo Oliveira e o protagonista José Ofaié.
O filme destaca as características e belezas naturais do parque estadual e do rio Ivinhema, apresentando uma visão poética que revela objetos arqueológicos, além de exemplares da fauna e flora locais. Um dos pontos mais emocionantes do filme é a história dos Ofaié, um povo indígena que se refugiou nas várzeas do rio Ivinhema durante a expansão agrícola na região. A trilha sonora do documentário inclui a canção "O Povo do Mel", composta pelos músicos Paulo Simões e Celito Espíndola.
Antes da exibição, o público presente no Cinelito assistiu ao concerto Potápio Silva, "Primeiro Amor", com o maestro Eduardo Martinelli e o músico Brenner Gonzales. O FESTIVALI continua com uma programação diversificada até a próxima sexta-feira, quando ocorrerá a premiação das mostras competitivas e o show "Interior", com Paulo Simões e Celito Espíndola.
Embora o festival tenha sua sede no Galpão das Artes em Ivinhema, ele também promove atividades em outras cidades, como Nova Andradina, Angélica, Novo Horizonte do Sul, Campo Grande e Jateí.
O Festival de Cinema do Vale do Ivinhema se consolidou como o principal evento audiovisual da região, já tendo recebido nomes como Zezé Motta e Arnaldo Antunes em edições anteriores. O evento conta com apoio financeiro do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através de sua Fundação de Cultura, além do SESC MS e Fecomércio MS.
(*com assessoria)
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.