Publicado em 29/06/2021 às 08:00, Atualizado em 30/04/2024 às 18:22

Mercado de delivery cresce no Brasil e prevê aumento nos próximos anos

Com o aumento no número de pedidos de delivery, os brasileiros mostram que esse hábito adquirido na pandemia tem tudo para continuar no futuro.

Bárbara Ballestero, Redação Nova News

Nos últimos meses, milhares de brasileiros descobriram as vantagens dos pedidos pela internet. Por conta disso, o mercado de delivery cresce no Brasil, e os empresários estão otimistas com um possível aumento nos próximos anos.

De acordo com pesquisas da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), do ano passado para cá, 91% dos internautas do país fizeram compras pela internet.

Cada vez mais habituados com o ambiente virtual para as compras e as facilidades que sites e aplicativos oferecem, esse é um comportamento que tem tudo para permanecer no cenário pós pandemia.

Isolamento social alavancou o crescimento de setores

O sistema de pedidos pela internet não é uma novidade. Muitas pessoas já optavam por fazer suas compras por meio deste canal.

Porém, o isolamento social e a impossibilidade de ir até uma loja para fazer compras acelerou a entrada de novos consumidores, que até então, não tinham vivido esse tipo de experiência.

Uma vez que aplicativos e sites de pedidos são desenvolvidos de modo que o consumidor consiga encontrar o que deseja intuitivamente, não foi difícil para esses novos usuários se habituassem com os pedidos virtuais.

Por outro lado, enquanto o isolamento social incentivou o aumento no consumo de alguns setores, foi responsável também pela queda nas compras de outros.

As viagens e a compra de ingressos, por exemplo, caíram vertiginosamente. Afinal, as restrições de mobilidade e aglomeração fizeram com que o mercado parasse completamente.

O setor em números

Ainda segundo a pesquisa da CNDL e do SPC Brasil, os números conseguem fornecer um panorama bem realista do crescimento do mercado de delivery no Brasil.

O setor com maior aumento no consumo foi o delivery de alimentos, que cresceu mais de 24% entre 2019 e 2021.

O aumento desse setor justifica-se pela presença de aplicativos de delivery, como o Rappi, que facilitam os pedidos dos consumidores.

De fato, somente o aplicativo de entregas Rappi teve um crescimento na demanda de 121% em 2020, considerando a Grande São Paulo.

Pedidos em apps de delivery também ajudaram no aumento da quantidade média de compras, que em um ano aumentou de 7 vezes para 8,5 vezes.

O que os brasileiros mais consomem via delivery

Pedidos de alimentos são os grandes responsáveis pelo aumento nas compras online pelos brasileiros. Porém, existem outros produtos e serviços que experimentaram aumento nas vendas entre 2019 e 2021.

Streaming de filmes e séries, compras de supermercado e aquisição de cursos, isoladamente, cresceram mais de 10% na demanda.

Outros mercados como vestuário e calçados, eletrônicos e cosméticos, se mantiveram com uma boa média de vendas e, em alguns casos, aumentaram os índices.

A tendência para os próximos anos

Criar novos hábitos, em uma só pessoa, não é das tarefas mais simples. Quando falamos de uma sociedade inteira, esse desafio é ainda maior.

A partir do momento que os brasileiros foram obrigados a buscar soluções diferentes para consumir, um novo hábito foi criado: as compras online.

Na prática, quem já comprava pela internet, encontrou ainda mais motivos para fazer pedidos online.

Quem ainda não tinha vivido essa experiência, foi “obrigado” a testar as compras pela internet e, em muitos casos, o resultado foi positivo.

Por conta disso, existe uma tendência para que o delivery continue presente (e até aumente) na rotina das pessoas, mesmo com a população imunizada e o cenário de pandemia chegando ao fim.

Afinal, após contar com uma solução que dá mais praticidade para o dia a dia, abandonar esse novo hábito não será tão simples assim. 

Sem dúvida, uma boa notícia, que mantém a economia aquecida, gerando novos empregos – na pandemia e fora dela. Fique por dentro das tendências digitais, Pense Fora da Caixa.