Publicado em 17/11/2020 às 08:11, Atualizado em 17/11/2020 às 19:19
Numa realidade em que o mercado tecnológico cresce a olhos vistos, inúmeros setores passaram a sentir a necessidade de se reinventar e aderir às mais recentes tendências digitais. A indústria do entretenimento é um deles e, cada vez mais popular entre os brasileiros, oferece serviços inovadores e diferenciados.
O estado de Mato Grosso tem se destacado pelo investimento em tecnologia e chega mesmo a representar o país em feiras internacionais, como a Hi-Tech Fair 20, que decorre tanto presencialmente como virtualmente na China. Porém, o universo da tecnologia está muito presente no dia a dia de todos os brasileiros e o entretenimento associado a este setor destaca-se nesse sentido.
De acordo com a Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021, desenvolvida pela consultoria PwC, a indústria do entretenimento cresce de forma considerável e estima-se que no ano de 2021 o país chegue mesmo a faturar cerca de USD 43,7 bilhões com ela, o que o posiciona no 9º lugar no mercado do entretenimento mundial. Segundo a mesma pesquisa, as indústrias que têm mais probabilidade de crescer são as dos jogos e vídeos online e da publicidade na web. Além do mais, considera-se que a aproximação dos brasileiros ao entretenimento online parte do alto nível de personalização do setor, o que faz o consumidor ligar-se a estas plataformas e aos seus conteúdos de uma forma evidente. Entre as principais motivações também se destacam fatores como a facilidade de acesso, a simplicidade das ferramentas e o facto de poder ter os seus conteúdos favoritos em qualquer dispositivo sem precisar sair de casa.
A sétima arte inclui-se neste setor e, cada vez mais democratizada, chegou ao digital através de grandes plataformas de transmissão de vídeo como a Netflix. Esta ferramenta de streaming dispõe de títulos aclamados pela crítica como Birdbox ou O Irlandês e é uma das favoritas do Brasil, uma vez que, de acordo com a empresa Bernstein, em 2020 alcançou os 17 milhões subscritores brasileiros, ultrapassando a televisão por assinatura. Pela popularidade desta indústria no online, várias iniciativas têm sido criadas no país, incluindo a Globo Play, que transmite tanto produções da emissora como títulos estrangeiros, e a Porta Curtas, um projeto que se foca na divulgação de curtas-metragens.
No que diz respeito ao streaming de música no online o cenário apresenta-se igualmente positivo, com expectativas que este mercado cresça cerca de dez vezes em 2021, por comparação às suas formas mais tradicionais. A comercialização de música na web representa 98% da receita da indústria e, por isso, plataformas como Apple Music, Spotify, Deezer ou Tidal estão instaladas na maioria dos dispositivos brasileiros.
Brasileiros convertem-se ao online gaming pela sua diversidade
A indústria dos jogos e, consequentemente, do online gaming, encontra-se inserida no mundo do entretenimento. De acordo com o estudo O Mercado de Games no Digital, desenvolvido pela Comscore em 2020, este setor representa no país cerca de 84 milhões de jogadores, ou seja, 70% dos utilizadores de internet.
Nesse sentido, vários jogos têm sido criados especialmente para o online e alguns dos desenvolvedores são nacionais. André Santée é um deles e, oriundo de Campo Grande, criou o Magic Rampage, disponível tanto para iOs como Android. Este jogo de ação inspira-se nos anos 90 e distingue-se pela sua customização. Também o mundo dos cassinos se rendeu ao digital e atualmente é possível participar tanto em jogos de mesa como máquinas de slot no seu dispositivo através de aplicativos móveis. Estas apps destacam-se por serem especialmente desenhadas para o propósito e por oferecerem bônus exclusivos aos jogadores. Por outro lado, também existem jogos que vão além do smartphone, como acontece com o Grand Theft Auto V. Este jogo, desenvolvido pela Rockstar North, está disponível para computador, PlayStation e Xbox. Um dos jogos mais jogados no Brasil, o seu gameplay pode ser na primeira ou na terceira pessoa e está repleto de missões associadas ao mundo do crime.
Efetivamente, a indústria do entretenimento destaca-se por estar a par das novidades tecnológicas e assumindo-se como uma das grandes propulsoras da economia brasileira continua a apostar na sua inovação e reinvenção.